imageOlá!

Vamos ajudar nossas crianças a superar as trocas de letras?

Hoje o post é para intervir nas trocas das letras F/V.

É necessário:

– Cartas iguais a imagem ao lado (disponível arquivo em PDF em nossa loja);

– prendedores ou clips.

 

Procedimento:

Comece dizendo para a criança colocar a mão no pescoço e falar o som da letra /F/ e depois o som da letra /V/. Assim ela perceberá que quando fala o som da letra /V/ há uma vibração na garganta.

Atenção! Falar o som da letra é diferente de pronunciar o nome dela. Se você desconhece esse assunto clique aqui e assista o vídeo.

Dito isto é hora de brincar!

Mostre uma das cartas para a criança. Diga para ela falar bem devagar o início do nome da figura (com a mão no pescoço), se ela sentir uma vibração é porque a palavra começa com a letra “V”. Então ela deverá colocar um prendedor na letra “V”.

Por hoje é isso, espero que tenha sido útil para vocês. Nas próximas semanas pretendo trazer estratégias para intervir em outras trocas de letras. Então, para quem tem interesse, acompanhe as publicações.

Beijão

P.S. Esta atividade serve para intervenção da linguagem escrita. Caso a criança apresente trocas na linguagem oral é imprescindível a consulta com um Fonoaudiólogo.

Adquira em nossa loja o arquivo em PDF com as cartas para este jogo. Clique no link abaixo:

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

6 comentários em “Surda X Sonora F/V

  1. Amando tudo!

  2. Elissandra on said:

    Parabéns! !! Adorei.

  3. amando demais…e pode acreditar está sendo muito bem aproveitado em minhas oficinas de leitura….obrigada

  4. Marluci F Ferreira on said:

    Sensacional. Vou experimentar. Sou deficiente auditiva e tenho formação e interesse em atuar na. clínica psicopedagógica.! Acredito que esse instrumental seja de grande valia!

  5. Janaína on said:

    Solange, você poderia estar postando atividades em LIBRAS? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *