Oie!!!
Quero começar este post de hoje expressando a imensa felicidade que sinto ao saber – pelas várias mensagens que recebo – que o trabalho que venho desenvolvendo e compartilhando neste site há 10 anos, vem sendo aproveitado em diversos espaços pelo Brasil e mundo; coisas que a internet tornou possível. Minha responsabilidade só cresce com cada pessoa que por aqui passa e lê as minhas tentativas de escrita.
Acredito e tenho muita fé que juntos, mesmo que por vezes pareça que estamos fazendo pouco, vamos espalhar sementes de uma educação com mais diversão e principalmente afetividade.
”Vivemos com nossos sentimentos mais do que com nossa inteligência e nossas decisões apenas parecem racionais. “ (LAPIERRE, 2010, p. 15).
Então vamos nessa?! Seguimos lembrando de sempre apresentar um material que seja adequado para os conhecimentos prévios da criança e dos desafios que são possíveis e necessários para ela alcançar.
O material que trouxe como sugestão tem somente sílabas simples. Falem pra mim se querem que eu desenvolva um material semelhante com sílabas complexas, ok? 🙂
Tem arquivo PDF com este material na nossa loja. Para adquirir cliquem no link disponível no final deste post.
Sugestão de uso:
Disponibilizem o varal para formar palavras para a criança explorá-lo. Deixem-na olhar as imagens, falar quais conhece ou não, etc. Após, fechem o varal e façam perguntas, por exemplo: quais imagens ela lembra de ter visto, quantos animais tinha, qual a cor do fone , qual a cor da luva…
Se a criança não se lembrar de muita coisa, deixem-na explorar mais uma vez o material. Desta maneira ela irá ficar mais atenta a cada detalhe.
Depois é hora de escrever os nomes das figuras. Para isso entreguem as fichas com sílabas 🙂
É isso, espero que contribua. Um forte abraço.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LAPIERRE, Andre. Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação. Curitiba: UFPR, 2010.
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 20 fichas com imagens (para organizar o varal);
- 15 fichas com sílabas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
Comentar