Oieee!
Sei muito bem que se este tema te interessa, provavelmente, você conhece uma criança que, com frequência, quando vai escrever alguma palavra que tenha a letra F ou V fica em dúvida ou simplesmente troca essas letras sem perceber. Exemplo, escreve “voi” para “foi”. Maaas, eu tenho uma boa notícia para você! É possível superar essa troca, ou, no mínimo, reduzir a frequência. Claro, vai depender de prática, treino, dedição, persistência. 🙂
Antes de ir para a explicação da atividade preciso salientar que, é comum no início da alfabetização, as crianças fazerem essas trocas. Afinal, o som das duas letras são semelhantes. A sugestão da atividade de hoje é mais apropriada para crianças que já passaram dessa primeira fase. Já estão escrevendo textos, por exemplo. No entanto, a troca entre essas letras é frequente. Ok?!
Você vai precisar:
- textos curtos que tenham palavras com F e V. Porém, algumas delas deverão estar escritas corretas e outras incorretas;
- lápis;
- borracha.
Na nossa loja tem arquivo PDF com as cartas que utilizei para esta atividade. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.
Procedimento:
Esta atividade pode ser feita oral ou por escrito. Porém, entretanto, todavia (rs), o registro escrito ajuda na internalização. #ficadica
Você começa explicando para a criança que se ela colocar a mão em seu próprio pescoço vai sentir uma vibração maior quando falar o som da letra /V/. Faça este exercício enfatizando o som da letra /VVVVV…/.
Depois repita o procedimento enfatizando o som da letra /FFFFF…/.
E chegou a hora de praticar! A criança escolhe um dos textos. Faz a leitura em voz alta e tenta descobrir quais das palavras com F e V estão incorretas para corrigir. Lembre-se de pedir para ela colocar a mão no pescoço e sentir se há uma vibração mais forte quando lê a parte da palavra que tenha a letra V ou F.
Queridos(as), espero que este post tenha contribuído com o seu trabalho.
Beijão e até a próxima semana!
Observação: Se a criança apresentar essas trocas na oralidade, ou seja, a troca é na fala, deverá ser procurado um fonoaudiólogo para uma avaliação.
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 10 cartas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
4 Comentários
OLÁ!
ADORO AS SUGESTÕES. GOSTARIA MUITO DE PODER CONVERSAR MAIS COM VOCÊ, MAS NÃO SEI COMO FAZER. VOCÊ TEM PÁGINA NO FACE?
Olá, Rosângela!
Você pode clicar em “contato”
Aguardo 🙂
Excelente dica!
Seus materiais pedagógicos são interessante. Parabéns pelo empenho.. Sou seguidora apaixonada!!
Comentar