Oieee!

Sei muito bem que se este tema te interessa, provavelmente, você conhece uma criança que, com frequência, quando vai escrever alguma palavra que tenha a letra F ou V fica em dúvida ou simplesmente troca essas letras sem perceber. Exemplo, escreve “voi” para “foi”. Maaas, eu tenho uma boa notícia para você! É possível superar essa troca, ou, no mínimo, reduzir a frequência. Claro, vai depender de prática, treino, dedição, persistência. 🙂

Antes de ir para a explicação da atividade preciso salientar que, é comum no início da alfabetização, as crianças fazerem essas trocas. Afinal, o som das duas letras são semelhantes. A sugestão da atividade de hoje  é mais apropriada para crianças que já passaram dessa primeira fase. Já estão escrevendo textos, por exemplo. No entanto, a troca entre essas letras é frequente. Ok?!

 

Você vai precisar:

– textos curtos  que tenham palavras com F e V. Porém, algumas delas deverão estar escritas corretas e outras incorretas;

– lápis;

– borracha.

Na nossa loja tem arquivo PDF com as cartas que utilizei para esta atividade. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

Procedimento:

Esta atividade pode ser feita oral ou por escrito. Porém, entretanto, todavia (rs), o registro escrito ajuda na internalização. #ficadica

Você começa explicando para a criança que se ela colocar a mão em seu próprio pescoço vai sentir uma vibração maior quando falar o som da letra /V/. Faça este exercício enfatizando o som da letra /VVVVV…/.

Depois repita o procedimento enfatizando o som da letra /FFFFF…/.

E chegou a hora de praticar! A criança escolhe um dos textos. Faz a leitura em voz alta e tenta descobrir quais das palavras com F e V estão incorretas para corrigir. Lembre-se de pedir para ela colocar a mão no pescoço e sentir se há uma vibração mais forte quando lê a parte da palavra que tenha a letra V ou F.

Queridos(as), espero que este post tenha contribuído com o seu trabalho.

Beijão e até a próxima semana!

Observação: Se a criança apresentar essas trocas na oralidade, ou seja, a troca é na fala, deverá ser procurado um fonoaudiólogo para uma avaliação.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com os 10 textos que utilizei para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Um comentário em “Intervenção para trocas entre as letras F/V

  1. Seus materiais pedagógicos são interessante. Parabéns pelo empenho.. Sou seguidora apaixonada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *