Oie!!!

Gente, sabemos que a leitura faz parte de uma cultura intelectual abstrata pois envolve compreeensão e interpretação de ideias emitidas por símbolos gráficos. E começamos a apresentar às crianças quando elas ainda estão explorando o mundo no concreto para compreendê-lo. Para algumas crianças, especialmente as que apresentam déficits cognitivos, esta tarefa pode ser muito penosa. Então, se pudermos com maior frequência deixar presente o recurso lúdico (jogos e brincadeiras) vamos auxiliar esse processo de transição do concreto para o abstrato.

A criança que participa de uma atividade que envolva ação por meio do seu corpo percebe sentido pois o seu corpo é concreto e comunicativo. A atividade que eu trouxe como sugestão hoje tem o objetivo de aproveitar o brincar que está impregnado no corpo da criança nos seus sentidos mais concretos para a aprendizagem do alfabeto.

Sugestão de materiais:

– um tapete ou TNT que tenha espaço para duas crianças;

– cartas com imagens de crianças representando as letras do alfabeto (deixei na nossa loja o arquivo PDF com as cartas. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link disponível no final deste post);

– uma sacola pequena;

– papel/caderno, lápis, borracha.

Procedimento:

Uma criança fecha os olhos para pegar uma carta da sacola. Sobre o tapete, faz o movimento apresentado na carta para representar uma letra, ou,  também pode pensar em outra maneira de representar a letra através do corpo. Por exemplo, usando as mãos. Se for necessário, convida um(a) amigo(a) para ajudar. As demais crianças deverão tentar descobrir qual letra está sendo representada e escrevem os seus palpites em uma folha. Só depois é revelado qual é a letra. Ou seja, é como se fosse um ditado de letras com o corpo.

Em um momento seguinte pode ser sugerido a escrita de palavras. 🙂

Importante: É necessário que na sala tenha exposto o alfabeto para que as crianças possam comparar.

Então, o que vocês acharam? Digam pra mim!!! Fico tããão feliz quando vocês falam comigo!

Beijão e tchau

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com o alfabeto para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *