Oie!!!

Quem trabalha com alfabetização já deve estar acostumado(a) a ouvir os termos “sílabas simples” e “sílabas complexas”. Isso porque sabemos que algumas sílabas são assimiladas com mais facilidade que outras. E, para facilitar a aprendizagem, acabamos apresentando para as crianças primeiro um grupo de sílabas que são as ditas “simples” onde há encontro de consoante+vogal (CA) para depois aprofundarmos as ditas “complexas” consoante+consoante+vogal (LHA) ou vogal+consoante (IN).

O jogo que estou compartilhando com vocês hoje tem o objetivo de trabalhar as  sílabas consideradas complexas. Assim, a gente dá um chega pra lá na complexidade…rs

Tem arquivo PDF com as cartas para o jogo disponível na nossa loja. Para adquirir clique no link disponível no final deste post. É enviado por e-mail.

 

 

Materiais necessários:

– cartas com figuras;

– cartas com sílabas;

– duas pás (eu utilizei aquelas mata-moscas)

Procedimento:

Deixe em uma pilha as cartas com as sílabas viradas para baixo. Espalhe sobre uma mesa ou chão as cartas com as figuras viradas para cima. Verifique se as crianças sabem os nomes de todas as figuras. Há cartas com fundo na cor azul que valerão 10 pontos e cartas com fundo na cor salmão que valerão 5 pontos.

Cada criança, na sua vez, vira uma carta com sílaba (se ela não souber identificar você deverá ajudar). As crianças juntas deverão procurar uma figura que em seu nome tenha essa sílaba. Poderá estar no começo, meio ou final do nome. Exemplo: LHA – toaLHA.  Quem encontrar bate com a pá sobre a figura. Se acertar fica com a carta.

Quando acabar todas as cartas da mesa é o momento de contar os pontos levando em consideração a cor das cartas. Ou seja, também trabalharemos matemática.

Viram que legal?! 👍

Gostaram?! Falem pra mim nos comentários, ok?!

bjuuu

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 28 cartas para este jogo. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Acerte a figura!

  1. Leilá Lemos Collares on said:

    Sou psicóloga e acompanho crianças com transtornos de aprendizagem.
    Embora não trabalhe diretamente com a alfabetização, achei o jogo bem interessante, pois mostra que não é a criança que acha difícil ou complicado, somos nós.
    Vou experimentar! Depois retorno.
    Um abraço
    Leilá Collares

    • Solange Moll on said:

      Que legal, Leilá! Eu estava em dúvida se o que eu queria dizer estava claro no post. O seu comentário me fez ter a certeza que sim. Brigadão! Depois conta pra gente a sua experiência com o jogo. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *