Dominó de Frases

Dominó de Frases

O-lá!

Você tem boas lembranças da época em que aprendeu a ler e a escrever? Eu tenho muitas recordações boas e, outras, nem tanto.

Os jogos que desenvolvo, em sua maioria, são voltados para estimular a alfabetização. Junto com eles vai o meu desejo de contribuir para que as crianças levem para suas vidas recordações de afeto da época que aprenderam  a ler e a escrever.

Já sabemos que os jogos podem servir de “chave” para abrir as portas para a aprendizagem. Sim, porque as crianças podem não entender o real motivo de precisar aprender a ler e a escrever. Falar para elas que é para ter um futuro melhor é muito distante e pode ser até desmotivador. Agora, jogar, elas gostam. Então, os jogos são excelentes ferramentas para despertar interesse e motivação. Porém, tome cuidado com a escolha do jogo. Ele não pode ser muito fácil e nem tampouco trazer desafios além do que a criança tenha condições de compreender.

[…] do ponto de vista do sujeito, ele não pode aprender algo que esteja acima do seu nível de competência cognitiva […] (WEISS, 2007, p. 105).

O jogo que eu trouxe hoje é mais indicado para crianças que já leem, mas precisam de textos curtos. Isso significa que não pode ser utilizado por uma criança que ainda não lê “convencionalmente”?  De forma alguma, porém, você precisará fazer adaptações. Por exemplo, você lê e a criança observa nos desenhos qual combina com o texto que você leu.

Sugestão de uso:

Distribua as peças igualmente entre as crianças. Se sobrar, reserve para uma eventual “compra”.

Sorteiem quem colocará a primeira peça no centro da mesa.

O jogador seguinte deve colocar uma peça que seja o complemento da frase de um dos dois lados do dominó. Ou seja, unindo os dois lados, desenho e texto, deve ser formada uma frase coerente.

Ganha o jogo quem ficar sem nenhuma peça primeiro. 

 É isso! Que contribua muitoooo!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo: 24 peças, 01 embalagem, instruções de uso.

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 🙂

1 Comentário

  • Maria do Carmo Chaves dos Santos de Freitas Publicado 20 20-03:00 outubro 20-03:00 2022 2:03 AM

    Parabéns pelos excelentes jogos!!
    A ludicidade é o caminho para uma aprendizagem sólida.

Comentar

Deixe um comentário