Você sabe quando a leitura deve entrar na vida do seu filho(a)? Vou responder de uma maneira bem simples e direta: desde sempre!
Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras e premiada escritora diz que:
Não há receita de bolo nem fórmula mágica para que os filhos sejam leitores. Basta criá-los num ambiente instigador. Gera curiosidade e exemplo.
As mães, em especial, gostam de cuidar pessoalmente de todos os detalhes do quarto do bebê. Será que também se preocupam em disponibilizar livros nesse espaço? Espero que sim! No entanto, se nunca pensaram sobre isso, sempre é tempo de rever conceitos, não é mesmo?
Pensando em auxiliar, selecionei algumas informações importantes para a escolha de livros e sugestões para o momento da leitura dos mesmos, como também, algumas fotos para servir de inspiração.
Então vamos lá!
- Preocupe-se em deixar, no mínimo, uma prateleira ou uma caixa com livros. Claro, há livros apropriados para bebês (tecido, plástico). Hoje nas livrarias há uma diversidade deles;
- quanto menor a idade da criança, mais imagens os livros devem oferecer;
- nada de deixar lá no alto da parede, pelo contrário, os livros devem ficar em um lugar de fácil acesso às crianças;
- organize uma rotina com horário para leitura. Geralmente antes do horário de dormir acalma a criança, mas veja, eu disse geralmente. Não há uma regra. Você, aos poucos vai perceber o horário que seu filho(a) aproveita melhor esse momento;
- deixe a criança escolher o livro. É possível que ela tenha preferência por alguns livros e vai pedir para você repetir a leitura, e inclusive, poderá lhe corrigir se você ler de uma maneira diferente. 🙂
Espero que estas informações tenham contribuído
Bjos e boa leitura!!!
4 Comentários
Parabéns seu trabalho é ótimo são pessoas como vc q me inspiram a ser uma educadora melhor e saber q vale a pena passar por tantos obstáculos difíceis para chegar no nosso objetivo q é fazer da escola um lugar prazeroso pra nossas crianças.obrigada !
Estou encantada,amei tudo !!!
Adorei as dicas!!! Parabéns!!!
Obrigada Jucelia! 🙂
Comentar