Inverta as Sílabas

Inverta as Sílabas

O-lá!

Para começar, preciso dizer que se você estiver perguntado: “Sol, este jogo é parecido com o jogo Troque as Sílabas?”. Minha resposta só pode ser afirmativa. Porém, tem uma diferença. Ao longo deste texto você entenderá, mas, basicamente ao invés de utilizar sílabas diferentes, como o próprio nome diz, vamos apenas invertê-las para descobrir novas palavras. 

O jogo “Inverta as Sílabas”, que eu trouxe hoje como sugestão, é um daqueles que oferecem uma oportunidade prática para as crianças aplicarem o conhecimento de forma interativa. Ele ajuda a fortalecer habilidades fundamentais à alfabetização à medida que as crianças exploram diferentes combinações de sílabas e constroem palavras. Ao inverter sílabas e formar novas palavras, elas estão praticando habilidades de decodificação (leitura) e passam a compreender as estruturas das palavras. 

Essa é uma experiência muito diferente de apenas memorizar regras e conceitos isolados. As crianças podem aplicá-los em situações reais, o que ajuda a fortalecer a compreensão e a transferência deste conhecimento para diferentes contextos. Ou seja, é um estímulo cognitivo e linguístico.

Aliás, por falar neste assunto, todo professor alfabetizador precisa ter conhecimento sobre os processos cognitivos e linguísticos que levam uma criança a se alfabetizar.

“[…] alfabetização bem-sucedida não depende de um método, ou genericamente de métodos, mas é construída por aqueles/aquelas que alfabetizam compreendendo os processos cognitivos e linguísticos do processo de alfabetização […] “ (SOARES, 2016, p. 333, grifo do autor)

Você tem estudado sobre isso? O livro que está na referência bibliográfica deste post pode contribuir. Fica a dica 😉

Agora vamos à explicação do jogo Inverta as Sílabas?

Sugestão de Uso:

A criança escolhe uma cartela.

Tenta identificar qual sílaba está faltando para escrever o nome da figura em destaque e procura uma ficha com a sílaba correspondente.

Depois utiliza esta mesma ficha com a sílaba abaixo, mas invertendo a posição para descobrir uma outra palavra.

Para finalizar, que tal falar oralmente ou escrever uma frase utilizando as duas palavras?

Bom, é isso! Espero que as crianças aprendam muito com este jogo! Será que você poderia contar para mim (aqui nos comentários) como foi a sua experiência após utilizá-lo? 😉

Um abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 20 cartas;
  • 20 fichas com sílabas;
  • 01 embalagem;
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail. Para você imprimir, montar e jogar.

Comentar