O-lá!
Cada fase da infância traz consigo características específicas que demandam uma abordagem pedagógica adequada. Uma das premissas para garantir o aprendizado eficaz das crianças é um bom planejamento. Inclusive, é importante colocar neste planejamento a duração média prevista de cada atividade levando em consideração a capacidade de concentração para a participação efetiva dos pequenos aprendizes.
Dependendo da idade, e/ou nível de dificuldade que o aprendente possa apresentar, vale a pena investir em atividades de curta duração porque as crianças, desde muito cedo, demonstram uma incrível curiosidade, no entanto, sua capacidade de concentração é limitada, especialmente nos primeiros anos de vida. Sendo assim, atividades curtas são mais propensas a manter a atenção das crianças e garantir que elas estejam realmente engajadas no processo de aprendizagem.
É importante planejar atividades curtas visando à participação efetiva da criança e seu aprendizado. Com o tempo, as crianças vão desenvolvendo a capacidade de concentração em atividades mais longas. (MAGALHÃES, 2022, p. 23)
Outro ponto importante a ser considerado é que o aprendizado é um processo gradual. À medida que as crianças crescem e amadurecem, sua capacidade de concentração aumenta. Começam a conseguir se envolver em atividades mais longas e complexas. No entanto, essa transição ocorre de forma natural e progressiva. Portanto, é fundamental que o planejamento das atividades seja adaptado de acordo com a idade e o desenvolvimento individual de cada criança.
Alguns benefícios desta organização:
- Manutenção do Interesse: Atividades curtas mantêm as crianças interessadas e motivadas, evitando o tédio e a distração;
- Conquistas Rápidas: Crianças têm uma grande satisfação ao concluírem tarefas. Atividades curtas permitem que elas experimentem essa sensação de realização com frequência.
O Jogo “Código Enigmático” permite que você faça isso. Veja, são várias cartelas. Se você for utilizá-lo individualmente, não precisará apresentar todas as cartelas de uma vez. Pode, inclusive, apresentar três para a criança escolher uma e, à medida que você percebe o engajamento da criança, apresenta mais cartelas. É maravilhoso isso, não é mesmo?
O objetivo do jogo é estimular a alfabetização, aguçar a consciência fonêmica, a atenção e o pensamento lógico. Então vamos à explicação!
Sugestão de uso:
Peça para a criança escolher uma cartela.
Após, escrever os nomes das figuras.
Depois, observar que embaixo de cada figura há círculos e que somente um deles está preenchido. Este círculo corresponde à letra (primeira, segunda, terceira, quarta) que é preciso utilizar para descobrir o “código enigmático”, que, no caso, é uma “palavra secreta”. (Assista ao vídeo!)
A criança ainda pode completar a atividade escrevendo uma frase com a palavra que descobriu.
É isso! Espero que você tenha gostado do que leu e viu por aqui…
Um abraço e até o próximo jogo. Hehe!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MAGALHÃES, Luciane Manera. Oficina de Alfabetização: materiais, jogos e atividades. Curitiba: Appris, 2022.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 24 cartelas com imagens;
- 01 gabarito;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail. Para você imprimir, montar e jogar.
-
Arquivo Código EnigmáticoR$12.90
Comentar