Risque As Expressões

Risque As Expressões

O-lá!

Em uma era dominada pela tecnologia, onde computadores e celulares mediam grande parte de nossas interações, é essencial buscar formas de estabelecer uma comunicação mais pessoal, aquele olhar nos olhos e a conexão direta com quem está ao nosso lado; especialmente com nossas crianças, seres ainda no princípio do seu desenvolvimento.

Os jogos de tabuleiro e brincadeiras são ferramentas poderosas para promover essa interação humana. Eles criam um ambiente lúdico onde as crianças podem desenvolver habilidades como autoconhecimento, empatia e autorregulação. Embora todos os jogos, em geral, já estimulem várias habilidades, aqueles que incentivam o reconhecimento e a expressão das emoções são especialmente valiosos. Eles ajudam as crianças a identificarem e compreenderem suas próprias emoções e a dos colegas, fortalecendo a comunicação emocional e a empatia.

Celso Antunes (2003, p. 242) afirma:

Os jogos estimuladores da percepção corporal visam alfabetizar a criança para a descoberta progressiva e funcional de seu corpo e para a exploração significativa de suas múltiplas funções.

Um exemplo prático dessa abordagem é o jogo “Risque as Expressões”. Este jogo tem como objetivo estimular as crianças a identificarem diferentes emoções, como alegria, tristeza, surpresa, raiva e medo. Além disso, o jogo pode gerar ricas discussões durante sua execução, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências. Essa prática não só reforça o reconhecimento das emoções, mas também desenvolve habilidades de comunicação, essenciais para o desenvolvimento da inteligência intrapessoal e interpessoal.

Vamos ver como jogar?

Sugestão de Uso:

  1. Coloque o tabuleiro no centro de uma mesa e as fichas dentro de uma sacola.
  2. Deixe um espelho à disposição das crianças.
  3. Cada criança, na sua vez, retira uma ficha da sacola. Em frente ao espelho, reproduz a expressão da ficha e, ao mesmo tempo, diz o que acha que aquela expressão pode estar representando: alegria, tristeza, raiva, surpresa, medo.
  4. Depois, procura no tabuleiro uma figura igual, risca e fica com a ficha para si.
  5. Se a criança sortear uma ficha que não tenha nenhuma expressão facial (apenas um círculo), passa a vez.
  6. Ganha o jogo quem conquistar 5 fichas primeiro.

O arquivo PDF deste jogo estará disponível gratuitamente para download em nosso site. Aproveite essa oportunidade para incentivar o desenvolvimento emocional das crianças de forma divertida e educativa!

Gostou do jogo? Conta para mim! Vou adorar saber a sua opinião e experiências! Cada feedback é importante para euzinha aqui continuar criando jogos que possam fazer a diferença na vida das crianças.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 36 fichas;
  • 01 tabuleiro;
  • 01 embalagem;
  • Instruções de uso.

ATENÇÃO! Antes de finalizar o pedido confira se você cadastrou corretamente o seu e-mail.

Após a finalização, o arquivo estará disponível para download acessando ‘Minha Conta’ no canto superior direito da tela, na seção Downloads, e também é enviado para o seu e-mail. Verifique a caixa de SPAM.

Qualquer dúvida , entre em contato.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *