Oie!!!
No post da semana passada falei do quão incrível é acompanhar o processo de alfabetização de uma criança. As primeiras palavras que escreve, a expressão de satisfação que acompanha a compreensão do código escrito. No entanto, não falei sobre o quanto pode ser difícil e carregado de sofrimento esse momento para algumas crianças, jovens e suas famílias. Para estes, em especial, mais do que ensinar a ler a escrever precisamos acolher e demonstrar que estamos juntos. Que nos importamos! Empatia é, sem dúvida nenhuma, imprescindível porque talvez tenhamos que lidar com feridas que ainda podem estar sangrando. É isso mesmo! Nem tudo é um mar de rosas(!), mas, com afeto, paciência, persistência, vamos espalhando nossas marcas positivas pelo mundo. Barnett (2013, p. 173) nos diz:
“[…] ajudar os outros significa nunca estar sozinho.”
Na vida sempre precisamos dar as mãos para acolher ou ser acolhido. Alguns podem ter dificuldade em se doar e outros em receber. Que não sejamos nenhum desses. Desejo que saibamos estender a mão para quem precisa e também humilde o suficiente para aceitar ajuda.
Esse assunto pode ir longe! Deixa eu ir para a atividade de hoje…rs
Elaborei este material pensando na alfabetização de crianças e adolescentes. Supondo que estejam apresentando leitura silabada, precisaremos em primeiro lugar avaliar o motivo. Mas, como tudo na vida, a melhor maneira de aprender algo é praticando. No caso em questão, é lendo! Uma boa estratégia de intervenção é dispor para essas crianças e adolescentes textos curtos porque do contrário pode exigir um nível de esforço mental tão alto que eles acabam desistindo. E a gente não quer isso, não é mesmo?
Tem arquivo PDF com as cartas para esta atividade na nossa loja. Para adquirir clique no link no final deste post.
Sugestão de uso:
Coloque três textos e três imagens sobre uma superfície plana. A criança/adolescente deverá descobrir com qual imagem cada texto combina.
Após, se você verificar que há possibilidade, pode ser escrito uma história utilizando como referência as imagens e textos.
É isso!
Um forte abraço e até o próximo post.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BARNETT, Kristine. Brilhante: A inspiradora história de uma mãe e seu filho autista. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 16 cartas de imagens;
- 16 cartas com frases para esta atividade;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
Comentar