O-lá!!!
Você já percebeu que quando está diante de uma informação aparentemente nova, busca em sua memória algo que possa associá-la, ou seja, verifica se o conhecimento é totalmente novo mesmo ou se pode fazer uma conexão com qualquer outra coisa que já tenha visto? Então, talvez até tenha percebido, mas, possivelmente, não. Isso porque esse processo é automático e, quanto mais conhecimentos adquirimos, mais associações fazemos! Ou seja, turbinamos nossa capacidade de aprendizagem porque não precisamos partir do zero, entende?
“[…] cada vez que você encontra algo novo, seja um objeto material ou uma ideia, vai associá-lo automaticamente com o que já conhece. A associação é um processo mental automático. (MEMORIZAÇÃO, 2006, p. 228, grifo do autor)
O jogo que trouxemos hoje é uma brincadeira de associação. No entanto, aqui será intencional…hehe e além de estimular a alfabetização, tem o objetivo de instigar a flexibilidade cognitiva, pensar em uma maneira diferente de escrever através de códigos que não são letras (mas as representam), como também, despertar a atenção, a percepção.
Ops! Uma pequena, mas necessária pausa, para explorar um pouco mais o significado e importância da flexibilidade cognitiva. Esta é uma habilidade desenvolvida no lobo frontal do nosso cérebro e ela amadure ao longo dos anos chegando ao ápice lá pelos 35, 40 anos. Porém, entretanto, todavia (rsrsrs), é sempre bom estimular. Afinal, ela contribui para que sejamos capazes de pensar “fora da caixa” e resolver situações simples ou complexas do nosso dia a dia de maneiras diferentes e até criativas 😉
Pausa feita, agora vamos à utilização do jogo que trouxemos como indicação.
Sugestão de Uso:
A criança escolhe uma carta e observa a legenda de associação (cores x letras) para escrever o nome da figura utilizando somente as fichas coloridas.
Verifique se está correto 😉
Depois peça para a criança escrever embaixo das fichas coloridas o nome da figura (agora com letras). Em seguida você cobre a legenda da carta, embaralha as fichas coloridas e solicita que a criança tente lembrar a cor que representava cada letra.
Dica: O registro é sempre importante para apropriação do conhecimento. Sendo assim, após a brincadeira, peça para a criança escrever uma frase com o nome da figura.
Por hoje é isso! Esperamos que você tenha aproveitado as informações aqui compartilhadas. Conte-nos se você pensou em uma maneira diferente de utilizar este jogo. Vamos amar saber ; )
Um forte abraço e até o próximo post.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MEMORIZAÇÃO POR ASSOCIAÇÃO. In: 101 maneiras de melhorar sua memória. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF (enviado por e-mail) contendo:
- 18 fichas com imagens;
- 5 fichas com cores;
- Instruções de uso.
-
Arquivo Associe e Forme PalavrasR$12.50
1 Comentário
Adoro as dicas! Me ajudam muito
Comentar