Vamos lançar um desafio? Dependendo da idade e do nível de pensamento lógico dos aprendentes, este desafio poderá ser fácil ou difícil, mas de uma maneira geral os pré-adolescentes e adolescentes gostam deste tipo de atividade.

Recomendo sugerir aos aprendentes que releiam o texto caso não saibam a resposta de imediato. 🙂

Então o desafio é o seguinte:

O famoso detetive Sherlock Holmes foi chamado para desvendar mais um crime que aconteceu em uma cidade. Ao interrogar um casal disfarçado, os mesmos responderam:

– “Eu sou um garoto”, disse a pessoa morena.

– “Eu sou uma garota”, disse a pessoa ruiva.

Sherlock Holmes é muito astuto e está sentindo cheiro de mentira no ar. Ele sabe que pelo menos uma pessoa está mentindo.

Você pode dar uma ajuda a Sherlock Holmes e dizer qual das duas pessoas é a ruiva e qual é a morena?

 

Resposta: Obrigatoriamente, as duas pessoas mentiram, portanto o garoto é ruivo e a garota é morena, já que se um dos dois tivesse dito a verdade , haveria duas garotas ou dois garotos, mas não um garoto e uma garota.

 

Segue a referência de onde tirei esse desafio. Preciso dizer que o livro é muito bom!

BATLLORI, Jorge. Jogos para treinar o cérebro: desenvolvimento de habilidades, cognitivas e sociais. 11.ed São Paulo : Madras, 2009.

Bjinhos

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Desafio

  1. Alexandra Mara Guetter Bortolotto on said:

    E qual a resposta correta?
    Hehehehe
    Bjs
    Alexandra

    • Solange Moll on said:

      Oi Alexandra, a resposta é: Obrigatoriamente, as duas pessoas mentiram, portanto o garoto é ruivo e a garota é morena, já que se um dos dois tivesse dito a verdade , haveria duas garotas ou dois garotos, mas não um garoto e uma garota.bjooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *