Marque a Sequência

Marque a Sequência

O-lá!

Você sabia que os materiais que estruturam o pensamento lógico são, basicamente, lúdicos? Sim, e esta informação precisa ficar clara para os profissionais da educação e também para os pais. Já vi alguns colegas constrangidos quando abordados por pais que questionavam sobre os conteúdos aprendidos no dia. A criança não brinca por brincar! As situações vividas por ela durante as brincadeiras irão ajudá-la a compreender aprendizagens futuras.

Especialmente falando de pensamento lógico, são as experiências no concreto que farão a criança entender posteriormente processos abstratos e, inclusive, podem evitar situações negativas de aprendizagem. Se existe algo que prejudica qualquer aprendiz é esperar que ele dê conta de desafios que ainda não tem condições maturacionais para resolver. Sendo assim, o lúdico é essencial para a construção emocional e também intelectual de qualquer sujeito.

“[…] Quantas inteligências se perdem porque se cria um vínculo negativo entre o sujeito e a situação de aprendizagem […].” (VISCA, p. 9, 2008).

 O jogo que eu trouxe hoje como sugestão está disponível em arquivo PDF grátis. Logo abaixo eu deixo a sugestão de uso, mas é interessante você assistir ao vídeo também porque ele traz formas lúdicas para a criança compreender no concreto a sequência numérica. É importante que você esteja ciente que será muito difícil a criança compreender números que representam quantidades maiores sem ter vivenciado situações no concreto com números menores. Ou seja, promova experiências lúdicas com quantidades menores antes de partir para só mostrar as fichas e esperar que a criança dê conta do desafio ;).

Sugestão de Uso:

A criança escolhe uma cartela, tenta descobrir qual o “segredo” da sequência e marca o número correspondente.

Para descobrir ela pode utilizar palitos de picolé, tampinhas de garrafa PET, peças de Lego, etc.

Por hoje é isso! 

As informações que você viu aqui foram úteis? 

Vou amar saber!

Um forte abraço <3

VISCA, Jorge. O diagnóstico operatório da prática psicopedagógica. São José dos Campos: Pulso, 2008.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF GRÁTIS contendo: 18 fichas + 1 embalagem + instruções de uso. É enviado por e-mail.

4 Comentários

  • Joaquina Clara Araújo de Brito Publicado 23 23-03:00 novembro 23-03:00 2021 6:36 PM

    Solange, você é maravilhosa.
    Muito obrigada por compartilhar gratuitamente seus conhecimentos.
    Deus te abençoe imensamente com saúde e muitas graças

  • Etiane Publicado 8 08-03:00 novembro 08-03:00 2021 2:09 PM

    Solange Moll, parabéns!!! Amei o jogo Marque a Sequência.
    Trabalhei como professora e coordenadora pedagógica muitos anos, minha linha de trabalho foi a ludicidade. Tenho projetos, artigos desenvolvidos e publicados.
    Etiane Abreu
    Psicopedagoga em Euclides da Cunha-Bahia

  • EDJANE ALMEIDA DOS SANTOS Publicado 27 27-03:00 outubro 27-03:00 2021 9:42 AM

    O JOGO É CRIATIVO, DIVERTIDO E ENSINA COM LUDICIDADE. AMEI.

    • Lucia Rodrigues Publicado 27 27-03:00 outubro 27-03:00 2021 10:57 AM

      Amei

Comentar

Deixe um comentário