fbpx

Role os dados

Role os dados

Oie!!!

Gente, sabemos que a aprendizagem da leitura e escrita é construída aos poucos pela criança. Por isso precisamos estar sempre atentos ao que ela já compreendeu e providenciar atividades que a faça refletir sobre o código escrito. Um exemplo, uma criança que esteja apresentando hipótese de escrita silábica , ela já sabe que para escrever precisa prestar atenção aos sons da fala. Para estas, um bom desafio é, ao ditar uma palavra, dizer o número de letras que possui. Quando a criança terminar de escrever a palavra vai contar as letras e perceberá que está faltando. Desta forma, ela terá que falar a palavra novamente para prestar mais atenção aos sons. 🙂

Para aprender a ler e escrever é necessário que o aprendiz volte sua atenção para os sons da fala, e tome consciência das relações entre eles e a sua representação gráfica, tanto no nível da palavra quanto no nível das relações fonema-grafema […] ( SOARES, 2016, p. 124)

A atividade que eu trouxe como sugestão hoje poderá ser útil a muitas crianças. Digo isso porque crianças que estejam apresentando hipótese de escrita pré-silábica terão a oportunidade de vivenciar que a escrita registra a pauta sonora das palavras que pronunciamos e não outras propriedades (como a forma, o tamanho ou a finalidade) dos objetos. As crianças que estejam apresentando hipótese de escrita silábica e silábica-alfabética podem ser beneficiadas porque tem a quantidade de letras estabelecida com os dados (sempre três letras). Já as crianças que estejam apresentando hipótese de escrita alfabética, podem ter que lidar com alguns conflitos, por exemplo, a palavra /mel/ não escrevemos com /u/ no final; /chá/ escrevemos com  /ch/ e não /x/. Quando as crianças chegam no nível alfabético o desafio deve ser ortográfico.

Tem arquivo PDF com os dados, cartas e gabarito disponível na nossa loja. Para adquirir clique no link no final deste post.

Sugestão de uso:

Coloque as cartas em uma sacola. Cada criança, na sua vez,  retira uma carta da sacola e utiliza os dados para formar o nome da figura em destaque. Após, pode conferir no gabarito. Se acertou, fica com a carta. Ganha o jogo quem conquistar mais cartas.

Para aumentar o desafio você pode determinar um tempo para a criança formar a palavra.

Espero que contribua com o trabalho de vocês.

Um forte abraço,

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 3 dados + 12 cartas com figuras + 1 carta gabarito. É enviado por e-mail.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.