Texto Lacunado

Texto Lacunado

O-lá!

Então chegou aquele esperado dia em que a criança já escreve e lê! Uhuuu! É festaaaa! Já presenciei muitos momentos assim e, confesso, é sempre emocionante!

“Assistimos, assim, à experiência dos primeiros progressos da linguagem gráfica em nossas crianças. […], ficávamos como que estupefatas; parecia-nos assistir a um milagre… […]”. (MONTESSORI, 1965, p. 208).

São meses, na verdade, anos – se levarmos em consideração que o processo de alfabetização inicia desde o ventre, quando o bebê ouve, a partir da 20a semana ou 5o mês de gestação, o som da voz da mãe; este é o primeiro contato do bebê com a linguagem que conhecemos – porém, os desafios no caminho da escrita e leitura continuam. São palavras novas e gêneros de leitura diferentes com que a criança precisa estar familiarizada para compreender com mais facilidade um texto. E não adianta, pois assim como andar de bicicleta, a melhor maneira de aprender é praticar! De preferência, claro, buscando caminhos (leituras) que sejam de interesse da criança.

O recurso que eu trouxe como sugestão hoje tem como objetivo estimular a compreensão e interpretação de texto. Escrevi textos curtos em forma de poema (estou tão escritora… Rsrs) pensando em adequar o vocabulário ao universo infantil, mas também acrescentei uma palavra diferente aqui e outra acolá, para ampliar o vocabulário.

Sugestão de uso:
Embaralhar as fichas com palavras.
A criança sorteia uma ficha e pega a cartela de Texto Lacunado com o mesmo número. Lê e reescreve o texto, colocando as palavras da ficha que sorteou de uma maneira que o mesmo fique coerente.
Outra opção é completar as palavras faltantes no próprio texto! Em virtude dos espaços lacunados, para crianças que tenham letra bem grande esse pode ser um desafio bacana. Trabalha noção de espaço, coordenação motora fina 😉

É isso! Encerro o texto deixando um forte abraço!

Até o próximo post! <3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica. São Paulo: Flamboyant, 1965.

1 Comentário

  • Fernanda Salvador Salvador Publicado 20 20-03:00 setembro 20-03:00 2021 12:36 PM

    Oi, tenho uma sala de apoio pedagógico, utilizo o material de vocês. Tem sido muito bom e vejo desenvolvimento. Mas, tenho crianças na transição de letra bastao: BOLA pra bola, imprensa. Tem como fazer um material com letra de imprensa? Se puder, eu digo qual o jogo e vocês fazem. Obrigada Fernanda Salvador 27999162731

Comentar

Deixe um comentário