10 da Mesma
Compartilhe

Oie!!!

Queridos, vamos começar contando uma notícia boa: o jogo que sugerimos hoje está disponível em arquivo PDF GRÁTIS na nossa loja! Uhuuu!!!

Depois desta informação maravilhosa queremos citar algumas palavras de Constance Kamii para um reflexão.

“[…] o meio ambiente pode agilizar ou retardar o desenvolvimento lógico-matemático.” (KAMII, 1990, p. 38):

Certamente, somos do grupo de profissionais que quer proporcionar um ambiente facilitador do desenvolvimento lógico-matemático, não é mesmo?! … rsrs Sendo assim, é importantíssimo estarmos cientes que, antes de mais nada, este conhecimento é construído pela própria criança e o nosso trabalho vai muito além de ensinar números!!! É preciso proporcionar meios para que as crianças façam a construção da estrutura mental do número. E, inclusive, podemos aproveitar diversas situações do dia a dia em uma sala de aula para isso. Por exemplo, dizer para a criança: “Entregue um lápis para cada colega da sala”, pode fazer ela pensar e contar quantos colegas têm para depois pegar a quantidade de lápis necessário. Isso é diferente de simplesmente entregar a quantidade exata e pedir para ela distribuir.
Jogos lúdicos também são excelentes para isso porque fazem as crianças resolverem desafios, conflitos, pontos de vista diferentes, paciência, persistência. Sendo assim, esperamos que possam aproveitar muuuito o recurso que estamos compartilhando com vocês hoje. <3

Sugestão de Uso:

Dois jogadores devem sentar de frente um para o outro e colocar o tabuleiro no meio deles em uma superfície plana (mesa ou chão). Cada jogador, na sua vez, joga o dado e marca em seu lado do tabuleiro a figura que for sorteada. O jogo segue assim até que um dos jogadores complete 10 figuras da mesma. Este será o ganhador.

Obs.: Perceberam que os personagens do jogo estão usando máscara? Pensamos que esta é também uma maneira de contribuirmos na conscientização da importância do uso da máscara neste momento de pandemia que estamos vivendo 😉

Esperamos que contribua. Um forte abraço e até o próximo post!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KAMII, Constance.  A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, São Paulo : Papirus,  1990.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS (enviado por e-mail) com 1 tabuleiro + 1 dado para o jogo: “10 da Mesma”.

Compartilhe

3 Comentários

  • Elieti Becher Teixeira Publicado 15 15-03:00 setembro 15-03:00 2020 11:36 AM

    Jogos maravilhosos. Sempre muito bem estruturados para o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos.

  • Luiza Cristina Campos Publicado 7 07-03:00 setembro 07-03:00 2020 10:27 PM

    Eu adoraria receber este material. Obrigada

  • Lorena Publicado 2 02-03:00 setembro 02-03:00 2020 4:58 PM

    Parabéns pela ideia do jogo… fantástico!!
    Com certeza estarei utilizando com os alunos do AEE

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *