Oie!
Gente, por aqui algumas crianças e até adolescentes vinham apresentando muita dificuldade em aprender a identificar as horas no relógio analógico. Para uma criança em especial, que tem dislexia, estava sendo inclusive motivo de choro. Ela queria entender o relógio analógico. Eu não podia deixar assim, não é mesmo?!!!
Então iniciei uma pesquisa na internet para tentar encontrar algum modelo de relógio que a família pudesse comprar para ajudá-la. Eu até encontrei alguns, mas não satisfazia a necessidade específica dessa minha criança. No relógio precisaria ter os números que representam as horas antes e após meio-dia, além dos minutos. Cores diferentes e uma legenda também poderiam ajudar! Foi aí que olhei para o meu relógio de parede e acendeu uma luz na minha cabeça…rs
Bom, acabei enviando o que eu precisava para um designer e… plim! Resolvido o problema! Após receber a imagem prontinha convoquei o maridão (rs) para abrir o relógio de parede e trocar o papel.
A família da criança também levou para casa uma cópia para trocar o papel do relógio deles. Claro, levou um tempinho para adaptação, mas pensem no tamanho do sorriso que eu vi por aqui! E aquela carinha de “hã, entendi!”. Com certeza esta é a maior alegria do nosso trabalho!!!
Talvez esta ideia seja útil para vocês também e por isso deixei o arquivo em PDF com a ilustração da parte interna do relógio em cinco tamanhos diferentes disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Vocês imprimem e trocam o papel do relógio. Para adquirir clique no link abaixo.
-
Arquivo relógio analógicoR$8.50
6 Comentários
Eu tenho muita dificuldade em vê a hora tenho 34 anos
Olá, tenho 50 anos e o ano passado que resolvi pesquisar sobre isso, descobri que se chama discalculia, essa dificuldade também na maioria das pessoas entra também o entendimento de exercícios de matemática. Aprendi a ver horas já tinha mais de 30. Ainda bem que os jovens de hoje em dia podem pesquisar sobre os assuntos.
Tenho 21 anos e até hoje eu tenho dificuldades de olhar as horas,meu problema é apenas com relógio.
Mas venho percebendo que não consigo gravar números.
Nossa que ideia maravilhosa. Minha filha hoje tem 16 anos, mas ainda com muitas dificuldades em ver horas e em contar moedas. Quanto as moedas tem alguma coisa mais fácil de trabalhar. Nós os pais dela, já tentamos várias dinâmicas, mas sem sucesso. Obrigada se puder me ajudar.
Talvez seja necessário uma avaliação neuropsicológica, o objetivo é buscar mais informações desse Déficit e fazer um treino adequado.
Sol. que ideia sensacional. Muito obrigada por compartilhar!
Comentar