O-lá!
Estimular o processo de alfabetização de uma pessoa (criança, jovem, adulto) é um dos trabalhos mais belos, mas que, ao mesmo tempo, traz muitos desafios. Apesar de algumas pessoas poderem achar que qualquer um pode ensinar a ler e escrever, quem trabalha na área sabe que não é bem assim. O estudo sobre os processos que envolvem o ensino/aprendizagem da leitura e escrita são contínuos. Além de ser necessária uma boa dose de sensibilidade para entender de que maneira cada criança aprende e, desta forma, proporcionar a mediação adequada.
Sabemos que as crianças, durante as tentativas de escrever corretamente, criam suas próprias teorias e estratégias sobre o sistema de escrita da língua. Isso com base nas informações que recebem do ambiente e em suas experiências. Essas hipóteses evoluem à medida que elas se deparam com situações desafiadoras e conflitos cognitivos. Portanto estes conflitos são produtivos e é importante o professor garantir que as crianças se sintam seguras para experimentar e aprender com suas tentativas e erros na leitura e escrita. Obviamente não significa expor a criança o tempo inteiro a desafios extremos e impossíveis de serem superados.
Em termos práticos não se trata de continuamente introduzir o sujeito em situações conflitivas dificilmente suportáveis, e sim de tratar de detectar quais são os momentos cruciais nos quais o sujeito é sensível às perturbações e às suas próprias contradições, para ajudá-lo a avançar no sentido de uma nova reestruturação. (FERREIRO e TEBEROSKY, 2007, p. 34).
O jogo “Bingo dos Bichos” traz o desafio da leitura de palavras, mas a criança já vai saber que as cartas trazem nomes de animais. Portanto, é um desafio, mas, ao mesmo tempo, oferecemos uma pista para antecipação: “É um nome de um animal.” Ele é muito indicado para aquelas crianças que se encontram em uma fase de leitura em que ler uma palavra já representa um desafio significativo.
Sugestão de Uso:
Coloque as cartas com nomes dos animais em um saco.
Cada criança deve ter sua cartela e marcadores (bolinhas de papel, pedrinhas, miçangas, botões…).
Uma criança retira uma carta do saco e lê. Todos devem verificar se possuem a figura do animal em suas cartelas para marcar.
Vence o jogo quem completar primeiro toda uma cartela.
Obs.: Pode haver mais de um vencedor e isso também é divertido!
Bom, chegamos ao fim de mais um post. Espero que tenha contribuído! O que você me diz, hein?!…Rsrs
Um abraço!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999
P.S. Embora eu tenha dito que é ideal para crianças, o “Bingo dos Bichos” não possui imagens infantilizadas, tornando-o perfeito também para adolescentes e adultos em processo de alfabetização.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 30 cartelas com imagens de animais;
- 24 cartas com nomes de animais;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail. Para você imprimir, montar e jogar.
-
Arquivo Bingo Dos BichosR$9.90
Temos este jogo também em inglês! 🤩 O QR Code servirá para ouvir a pronúncia dos nomes dos animais em inglês. Veja abaixo:
-
Arquivo Animal BingoR$9.00
Comentar