Abra o Cadeado

Abra o Cadeado

O-lá!

Aqui no site e nas redes sociais falo tanto sobre a importância dos jogos para o desenvolvimento geral das crianças, não é mesmo? Porém, existe algo que é fundamental na aplicação dos jogos: a presença do(a) professor(a)!

Sem sua presença, claro, acontecem aprendizagens, porque uma criança aprende com a outra, mas o(a) professor(a),  por conta de seu conhecimento, sensibilidade,  escuta  e olhar apurado, faz uma diferença enorme. Quando ele/a está atento(a) ao que está acontecendo durante o jogo, mediando as argumentações, encaminhando as discussões,  faz com que as inteligências aflorem.

Elemento indispensável e imprescindível na aplicação dos jogos é o professor. Um profissional que assume sua crença no poder de transformação das inteligências, […] (ANTUNES, 1998, p. 12).

Sendo assim, não basta disponibilizar um jogo; é preciso participar! 

Sei que é praticamente impossível estar próximo de todos ao mesmo tempo, mas pode ficar um pouco em um grupo, um pouco em outro. Ou mesmo fazer circuito, combinando com as crianças quanto tempo ficará em uma mesa e quando irá sair. As crianças gostam destes combinados e se sentem prestigiadas sabendo que, em algum momento, você estará próximo(a) de cada uma delas.   

O jogo que eu trouxe como sugestão hoje é adequado para estimular o pensamento lógico e a alfabetização. Para crianças que estejam apresentando hipótese de escrita pré-silábica e silábica é interessante deixar o gabarito com as respostas. Para as crianças que estejam apresentando escrita alfabética, é melhor tirar de perto e só entregar no final do jogo para conferência. Porém, isso é só uma sugestão; você, que está próximo da criança, deve fazer a adaptação do jogo de forma que promova desafios, mas que seja possível de ser realizado. 

Sugestão de Uso:

Entregue para cada jogador um tabuleiro e 9 fichas (três de cada cor).

Organize três pilhas de cartas separando por cor.

Cada jogador, na sua vez, lança o dado.

Em seguida, pega uma carta que tenha letras com a mesma cor sorteda e tenta descobrir uma palavra.

Como pista, as letras das cartas com cor laranja formam nomes de meios de transporte, as de cor verde formam nomes de instrumentos musicais e as de cor vermelha formam nomes de  materiais escolares.

Após descobrir a palavra, pode colocar uma chave que tenha a mesma cor no tabuleiro.

Se não conseguir descobrir a palavra, deve colocar a carta por último de volta na pilha.

Ganha o jogo quem primeiro conseguir “abrir três cadeados” na horizontal ou vertical.

Obs.: Se for sorteado o lado do dado que contém as três cores, o jogador pode escolher uma carta de qualquer uma das pilhas.

Ah, também podem conferir no gabarito se acertaram as palavras.

É isso, espero que você tenha gostado do jogo! Abaixo, um vídeo com uma explicação mais detalhada do jogo.

Um abraço e até o próximo post 😉

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 .

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo: 27 cartas com letras para formar palavras (nomes de materiais escolares, instrumentos musicais, meios de transporte), 9 fichas com figura de chave (três de cada cor), 01 tabuleiro, 01 dado, 01 embalagem para guardar cartas e fichas, 01 gabarito, instruções de uso.

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 🙂

Comentar

Deixe um comentário