O-lá
Você já parou para pensar como identificamos quando algo não faz sentido? Muitas vezes, essa habilidade parece automática, mas, na verdade, envolve uma série de processos cognitivos: atenção, interpretação, conhecimento de mundo e pensamento lógico. Desde cedo, as crianças podem começar a perceber incongruências no que ouvem e leem, especialmente quando essa habilidade é estimulada. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, da compreensão leitora e até mesmo do pensamento crítico.
O jogo que apresentamos hoje estimula exatamente isso: a capacidade de analisar uma frase e identificar se ela faz sentido ou se contém um absurdo lógico. Parece simples, mas essa atividade envolve atenção aos detalhes, inferência e uma análise rápida da coerência da informação. Ao brincar, a criança exercita sua percepção, melhora sua compreensão textual e fortalece sua autonomia na leitura.
Por que isso é importante?
Para compreender um texto, a criança precisa relacionar as informações com seu conhecimento de mundo, identificar relações de causa e efeito, notar contradições e inconsistências. O jogo “Absurdo?” é uma forma divertida de desenvolver essas habilidades, ajudando a criança a:
Aprimorar o pensamento lógico, ao perceber quando uma informação está errada ou ilógica.
Ampliar a atenção e a interpretação, já que ela precisa analisar a frase com cuidado.
Fortalecer a compreensão leitora, pois para identificar o erro, ela precisa entender o significado completo do que foi dito.
Estimular a criatividade, já que pode ser desafiada a corrigir ou criar novas frases a partir das situações apresentadas.
E tem mais! O ganho que atividades como esta promovem vai muito além do desenvolvimento cognitivo. O prazer de resolver um problema, de desvendar um mistério ou de encontrar o erro escondido em uma frase é algo que grava na memória e fortalece a criança para enfrentar desafios futuros. Ou seja, impacta diretamente a autoestima e a confiança da criança, ajudando-a a perceber que, com esforço e persistência, ela é capaz de superar obstáculos. Afinal, como traduzir em palavras aquela satisfação intensa de quem consegue resolver um desafio?
Comprovar que somos capazes de resolver um enigma, de achar uma armadilha escondida em uma adivinhação, […] produz um prazer saudável, desconhecido por aqueles que nunca decidem colocar em andamento seu intelecto, algo que um indivíduo merece experimentar desde os primeiros anos de vida. (BATLLORI, 2009, p. 9)
Mas vamos saber como utilizar o jogo!…Rsrs!
Sugestão de Uso:
- Deixe a criança escolher uma carta e ler a frase.
- Peça que ela analise se o que está sendo dito faz sentido ou há algo estranho?
- Após usar um marcador para indicar se a frase é absurda ou correta.
- Para deixar a atividade ainda mais interessante, peça para a criança explicar seu raciocínio.
📌 Dica extra!
Além de identificar os absurdos, a criança pode tentar reescrever a frase para que ela faça sentido. Isso estimula a criatividade, a construção textual e a autonomia na escrita!
Brincadeiras assim são poderosas porque ensinam sem a criança perceber. Com desafios instigantes, reforçamos a importância de ler com atenção, pensar antes de aceitar uma informação como verdadeira e, acima de tudo, nos divertimos no processo.
Esperamos que esse jogo traga boas reflexões e momentos de aprendizado! Um forte abraço e até a próxima. 😊
Referência Bibliográfica
BATLLORI, Jorge. Jogos para treinar o cérebro. 11. ed. São Paulo: Madras, 2009.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF (enviado por e-mail) contendo:
- 30 fichas;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
Para você imprimir, montar e jogar 🙂
-
Arquivo “Absurdo?”R$14.50
Comentar