Oieee!!!

Hoje vamos trabalhar consciência fonológica!!! Ideia bacana para crianças em processo de alfabetização e que ainda não leem convencionalmente. Se você está trabalhando com alfabetização e não tem conhecimento sobre o que é consciência fonológica, sugiro que procure literaturas específicas sobre este tema. 🙂

Deixamos disponível na nossa loja o arquivo PDF com as cartas para esta atividade. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link no final deste post.

Procedimento:

Começamos dizendo para a criança que vamos ajudar o urso a descobrir qual das figuras contém em seu nome o som que vamos falar. Para isso precisamos ter certeza que a criança sabe o nome de todas as figuras.

Após, falamos o som que é preciso encontrar. No caso, é a sílaba que consta em cada carta. Quando a criança descobrir ela deverá circular a figura com canetinha. Se você plastificar as cartas, depois do uso, poderá apagar com uma flanela (aplicar papel Contact terá o mesmo efeito).

Por hoje foi isso!!! Deixo aqui o meu carinho de sempre! <3

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com as cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Alfabetização: Consciência Fonológica

  1. Luciana Pereira on said:

    Olá! Não seria consciência fonêmica?

    • Solange Moll on said:

      Olá! O trabalho com Consciência Fonológica engloba várias habilidades. Entre elas: consciência de palavras, consciência de sílabas, consciência fonêmica, … ou seja, é um termo mais amplo. Já a “Consciência Fonêmica” é a habilidade de identificar e manipular sons individuais. Um exemplo: identificar que em faca/vaca a única diferença é o primeiro som.
      Portanto, dizer que a atividade em questão está trabalhando consciência Fonológica, está correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *