imageOie! Gente, este post vale a pena você ler!

Eu e, certamente, muitos de vocês, aprendemos o alfabeto repetindo inúmeras vezes no caderno. Lembram? A professora escrevia a letra no início da linha e nós tínhamos que completar a linha toda, igualzinho a professora.

Atualmente, em muitas escolas, essa metodologia foi abolida. De uma maneira geral nossas crianças já não suportam mais esse tipo de atividade. No entanto, sabemos que a repetição também faz parte do processo de aprendizagem. Ainda precisamos ensinar várias vezes os nomes das letras, o movimento que deve ser feito com o lápis para escrevê-las, seus sons… Então, repetir, mas de maneiras diferentes, acredito que seja o melhor caminho.

Diante disso, há várias ideias no nosso site para promover o ensino/aprendizagem do alfabeto. Hoje estou compartilhando mais uma ideia, mas sinceramente eu considero esta a “cereja do bolo”. Na minha opinião é uma das melhores maneiras de promover a aprendizagem do alfabeto.

O arquivo em PDF para esta atividade está disponível na nossa loja do site. É enviado por e-mail. Clique no link no final deste post!!!

É necessário:

– Folhas em tamanho A4 contendo o alfabeto  com setas coloridas para indicar o movimento e a sequência que deve ser seguida para escrevê-lo;

– Uma pasta com 26 plásticos;

– 26 cartas com figuras cujos nomes iniciem com as letras de A a Z e cartas com seus respectivos nomes;

– letras em EVA;

– canetinha;

– flanela.

 

Preparo:

Em cada folha de plástico da pasta coloque uma letra do alfabeto.

 

Como utilizar:

1) A criança deverá, observando a indicação das setas e sequência de cores, passar o dedo sobre as letras. Após, passar a canetinha (por cima do plástico!) e apagar com a flanela.

2) Depois, de acordo com a letra que estiver sendo trabalhada, a criança deverá selecionar e colocar dentro do plástico o seguinte:

– A letra em EVA;

– A carta que tenha uma figura que começa com essa letra e a carta com seu respectivo nome.

Veja o vídeo:


3) Por fim, é sempre importante o registro da atividade. Então peça para a criança escrever a letra em uma folha ou caderno.

É isso, meus amigos!

Espero que vocês tenham gostado e que de alguma maneira este post possa contribuir na aprendizagem das crianças!!!  Me digam nos comentários, ok?!

Bjs

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo em PDF para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

5 comentários em “Alfabeto com setas

  1. Gosto muito do seu site. Continue este bonito trabalho. Dicas maravilhosas que tem me ajudado muito no meu trabalho.

  2. Eba! As letras com seta! Obrigada!

  3. Claudia Regina Locatelli Cianflone on said:

    Parabéns! Amei a ideia. Utilizarei com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *