Oieee!
É verdade que com o nome que escolhi para este post já deixei evidente que um dos objetivos almejados é ampliar o vocabulário das nossas crianças/adolescentes, mas, podemos ir além! Utilizar este recurso para desencadear aquela conversa gostosa e falar de sentimentos, emoções. Ou seja, uma boa estratégia para promover um melhor conhecimento de si e dos outros. Estou falando da inteligência emocional; que é indispensável para nossa vida pessoal e profissional. Considero importante ressaltar que para que esta vivência seja positiva o mediador precisa se despir de julgamentos. É uma ocasião propícia para aprimorar a escuta do que a criança/adolescente conhece e sente.
“[…] Parece-nos ingênuo acreditar que esse projeto pretenda ´mudar a emoção´ dos alunos; mais coerente seria acreditar que os jogos poderiam propiciar um melhor conhecimento de si mesmo e de outros e, portanto, construir relações humanas mais serenas e laços de afetividade mais sólidos. […]” (ANTUNES, 1998, p. 245)
Então, mãos à obra!
Sugestão de uso:
Cobrir os quadros que tem palavras, pedir para a criança observar a imagem e nos dizer o que parece que a pessoa está sentindo. Só depois mostrar a palavra do quadro azul e perguntar se ela concorda ou não e por qual motivo. Também podemos explorar se ela já viveu situação semelhante e como foi. Após, pedir para ela tentar descobrir outra palavra, que tem o mesmo significado, mas que está com as sílabas misturadas no quadro amarelo.
Obs.: Uma boa estratégia, para deixar a atividade mais lúdica, é usar uma lupa e dizer que vamos ter que investigar mais de perto as expressões das pessoas para descobrir o que estão sentindo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANTUNES, Celso. Jogos para a estipulação das múltiplas inteligências. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 15 fichas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo Ampliar vocabulárioR$8.50
2 Comentários
Obrigada pelos materiais. PRECIOSOS!!
check my site
best]http://awriter.org/college-paper-org-review/]best – Alice K. Slayton, Carol D. Towns
Comentar