Antes, Depois, Abaixo, Acima

Antes, Depois, Abaixo, Acima
Compartilhe

Oie!

Hoje tem PDF GRÁTIS!!! Uhuuu!!! \o/

Trouxemos para vocês um jogo maravilhoso para estimular o desenvolvimento da orientação espacial. Esta é uma habilidade importante para que a criança seja capaz de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço.

[…] envolve a percepção do “eu” em relação aos objetos e o meio ambiente. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção do longe, perto, alto, baixo, longo, curto. (ASSUNÇÃO; COELHO, 1997, p.96)

Ter uma boa orientação espacial é essencial para a vida de uma maneira geral e é importante que a criança tenha este conhecimento bem integrado para que o processo de alfabetização ocorra com mais tranquilidade. Talvez você esteja se perguntando: “O que uma coisa tem a ver com outra?” Então seguem alguns exemplos. Para que a criança consiga diferenciar as letras b, d, p, q é necessário que ela tenha uma boa compreensão de orientação espacial. Outro exemplo, são os conceitos “antes” e “depois” que também precisam estar bem compreendidas para que a criança consiga respeitar a ordem das letras em uma palavra. Afinal, uma troca de ordem de letra pode modificar totalmente uma palavra como é o caso de LAGO/ALGO.

É preciso salientar que estes conhecimentos perpassam primeiro pelo corpo para que depois a criança possa transferir aos objetos, as coisas, para a leitura e escrita. Conseguem perceber a importância dos jogos, das brincadeiras, da psicomotricidade, das aulas de educação física?!

O jogo que trouxemos hoje, além de estimular o desenvolvimento da orientação espacial, também instiga a atenção e a percepção. Vamos nessa?!

Sugestão de uso:

Coloquem o tabuleiro em uma superfície plana.
Os jogadores devem ficar de frente para o tabuleiro.
Antes de iniciar o jogo, propriamente dito, os jogadores podem observar as figuras de ursos e imitar as posições deles. Isso irá estimular a atenção e a percepção..
Após, cada jogador, na sua vez, joga primeiro o dado com figura de urso. Em seguida, joga o dado com indicação de posição: antes, depois, abaixo, acima (o círculo, que consta neste dado, simboliza o urso).
Supondo que seja sorteada a posição “Acima”, O jogador deve procurar o urso sorteado, mas marcar o urso que está imediatamente “acima” dele.
O jogo segue até que seja sorteado um urso que não tenha mais disponível no tabuleiro. Ganha quem conseguir marcar mais ursos.
Dica: Se você plastificar ou colocar o tabuleiro dentro de um saco plástico (aqueles de pasta catálogo) os jogadores podem marcar sobre ele com canetinha e, após o uso, apagar com uma flanela.

Por hoje é isso! Esperamos que nosso texto e sugestão de jogo contribua! Um forte abraço.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ASSUNÇÃO, Elisabete; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS com 1 tabuleiro + 2 dados para o jogo: “Antes, Depois, Abaixo, Acima. É enviado por e-mail.

Compartilhe

3 Comentários

  • Luciana Andrade de Almeida Publicado 20 20-03:00 setembro 20-03:00 2020 9:29 PM

    Tenho interesse

  • Nádia Jacione Porto Silva Publicado 16 16-03:00 setembro 16-03:00 2020 9:45 AM

    Parabéns por compartilhar tão interessantes atividades ,assim vc faz a diferença !

    • Solange Moll Publicado 16 16-03:00 setembro 16-03:00 2020 10:01 AM

      Ficamos muito felizes em saber que estamos contribuindo. Bjuuu

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *