Caça sílabas e palavras

Caça sílabas e palavras
Compartilhe

Oie!!!

Gente, há muitos métodos de alfabetização e não podemos menosprezar nenhum deles porque cada criança tem seu jeito próprio de aprender. E como vamos saber qual método será o mais eficiente com cada criança? É praticamente impossível determinar sem conhecer pessoalmente cada uma delas. É preciso escutá-las, observar expressões, comportamentos e interesses. É, a nossa responsabilidade é grande diante de uma criança em processo de alfabetização. Sempre devemos nos perguntar: “O que posso fazer de diferente?”.

Soares, (2016, p.52) nos diz: “[…] quem alfabetiza não são os métodos, mas o(a) alfabetizador(a) […]”

Um coisa é certa, o lúdico precisa ser presença constante em um ambiente alfabetizador e não somente quando a criança já concluiu uma atividade e/ou como prêmio.

No post de hoje trago uma ideia de um jogo lúdico no qual as palavras são separadas em sílabas para que as crianças visualizem as partes do todo. Inclusive, haverá algumas repetições para deixar evidente que a mesma sílaba poderá se juntar a outras e formar palavras diferentes.

Vamos à explicação do jogo? Espero que gostem!!! 🙂

Tem arquivo PDF com esta atividade no nosso site. Para adquirir cliquem no link disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

Coloquem as fichas em uma sacola e o tabuleiro sobre uma superfície plana.

Combinem com as crianças um tempo para localizar as sílabas e palavras no tabuleiro. Vocês poderão cronometrar ou colocar uma ampulheta.

Cada criança, na sua vez, retira uma ficha da sacola. Ela deverá localizar a palavra e as sílabas – que formam a palavra -, no tabuleiro, dentro do tempo estipulado. Se conseguir, fica com a carta. Ganha o jogo quem conquistar mais cartas.

É importante salientar que a criança deve ser instigada a ler as palavras e sílabas. Por exemplo, tem uma carta que está escrito “copo”. Como tem a figura pode ser fácil para a criança saber o que está escrito, mas, mesmo assim, peçam para ela ler e passar o dedo sobre as sílabas pronunciando os seus sons. Depois procurar no tabuleiro e, quando encontrar, pronunciar os sons novamente. Isso ajudará na internalização das sílabas e seus respectivos sons.

Para finalizar pode ser feito um ditado das sílabas/palavras do tabuleiro. Esta é uma boa estratégia de fixação.

É isso! Um forte abraço,

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Bjuuu

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 1 tabuleiro + 15 cartas para este jogo. É enviado por e-mail.

 

Compartilhe

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.