Oie!

Gente, cruzadinhas são excelentes para crianças em processo de alfabetização. Especialmente, para as crianças que estejam apresentando hipótese de escrita silábica ou silábica-alfabética. Isso porque elas irão escrever e perceberão que faltaram letras.

Sabemos que, algumas crianças, refletir sobre a escrita pode gerar um nível de esforço mental tão alto para elas que facilmente as deixam cansadas e, consequentemente, tendem a desistir da atividade. Por isso preparei estas cartas. Assim, quando olham para as cartas e veem que tem apenas duas palavras para escrever elas ficam animadas. É diferente de entregar uma página com várias cruzadinhas.

Dessa maneira, a medida que elas estejam interessadas na atividade podemos acrescentar mais cartas.

Para quem vem acompanhando o meu trabalho sabe que plastifico as cartas para que a criança escreva com canetinha e, após o uso, posso apagar com uma flanela.

No entanto, o registro é importante para internalizar um aprendizado. Por isso é recomendável escrever as palavras em um caderno ou folha de papel e, se possível, ampliar com uma frase ou texto. Mesmo que você sirva de escriba para a criança. Claro, é necessário adaptar de acordo com a criança que você estiver trabalhando. 🙂

Gostaram?

Tem arquivo PDF com as cartas para esta atividade disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link abaixo.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Um comentário em “Cartas com cruzadinhas

  1. Rochele Silvério Lopes da Silva on said:

    Boa tarde gostaria que você pude me ajudar num jogo para identificação silábica e números pra trabalhar em sala de recurso multifuncional obrigada Rochele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *