Circule o nome da figura

Circule o nome da figura
Compartilhe

Oie!!!
Genteeee, este é o último post de 2019 aqui no site. No entanto, fiquem atentos as nossas publicações no Instagram, Facebook e WhatsApp porque o nosso trabalho continua e estamos pensando em fazer algumas promoções. Vamos manter vocês informados por lá, ok?! Ah, também avisaremos por e-mail (para quem se inscreveu, claro!) <3

Agora vamos falar do material que trouxemos como sugestão hoje.

Além de ser útil para a alfabetização é também uma maneira de estimular a atenção, percepção, memória visual. Apesar de não gostarmos de atividade repetitiva, sabemos que ela é importante para a aprendizagem. Então pensamos em uma maneira lúdica da criança acessar algumas palavras várias vezes, mas de uma maneira que não fosse enfadonha, entediante. A criança precisará selecionar palavras corretas (informação relevante) e descartar as incorretas (informação irrelevante).

Shimamura (2000) apud Seabra et all (2009, p. 79) esclarece que:

Para resgatar informações pré-estocadas e, para manter determinada informação ativa durante a realização de uma tarefa, são necessárias as habilidades de acessar informação previamente estocada e de manter informação ativa. […] Trata-se de um mecanismo de filtragem dinâmica de informações, que atenta às informações que são relevantes e ignora as irrelevantes.

Sugestão de uso:

Colocar as páginas em uma pasta catálogo (aquelas com plástico).

A criança deve circular com canetinha (sobre o plástico) todas as palavras da página que correspondam ao nome da figura. Em seguida, você fecha a pasta e pede para ela escrever o nome da figura. Após, ela pode olhar a página para conferir os acertos.

Observação: Para algumas crianças esta atividade será mais desafiadora se for determinado um tempo para ela executar a tarefa.

Quando finalizar a atividade basta apagar as anotações com uma flanela.

É isso! Espero ter contribuído!

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SEABRA, Alessandra Gotuzo; CAPOVILLA, Fernando César. Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica. São Paulo: Memnon, 2009.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 16 páginas para a atividade “Circule o nome da figura“. É enviado por e-mail.

Compartilhe

2 Comentários

  • Silvia Polidoro Postado 31 31-03:00 outubro 31-03:00 2019 8:35 AM

    Passando aqui para dizer que você é nota 1000!
    Este ano você me ajudou muito.

    • Solange Moll Postado 31 31-03:00 outubro 31-03:00 2019 2:16 PM

      Ah, Silvia! Que alegria saber que o meu trabalho contribui! #estamosjuntas <3

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.