Complete com as vogais

Complete com as vogais
Compartilhe

Oie!!!
Sabemos que, como em qualquer aprendizagem, o processo de construção de escrita será facilitado se apresentarmos desafios partindo do simples. Foi pensando nisso que elaboramos este material. Obviamente que, o que irá determinar a complexidade de uma atividade, são os conhecimentos prévios da criança e a nossa intervenção adequada.
Uma dica importante é levar a criança a compreender que a escrita representa a fala. É o que nos afirmam Nagy e Anderson (1999, p. 155) apud Soares (2016, p. 125):


“[…] a criança precisa, antes de tudo, perceber que a escrita representa a fala, e em seguida identificar os detalhes de como a escrita representa a fala.”

Sendo assim, vamos mediar este processo da melhor forma possível?! Segue agora um recurso para intervenção. 

Sugestão de uso:
Entreguem as fichas e os prendedores com as vogais para a criança. O desafio dela será identificar as vogais que estão faltando para completar a palavra e colocar o prendedor com a letra correspondente no local correto.Vocês podem contribuir, caso seja necessário, enfatizando o som da vogal para que a criança consiga identificar. Exemplo: /uuuuuursoooooo/. Peçam para a criança repetir os sons da palavra com vocês. 😉
Após a criança completar a palavra pode ser formulado frases tanto oral quanto por escrito. 😉

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.


Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 12 fichas com palavras faltando vogais + fichas com vogais para serem fixadas em prendedores. 

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *