Decodifique

Decodifique

O-lá!

Nosso site é recheado com ideias de jogos e toda quarta tem novidade. Talvez você se pergunte: “Preciso de tantos jogos assim?” Na verdade, é importante ter a disposição uma boa gama de jogos, porque à medida que as crianças compreendem um jogo e já o utilizaram muitas vezes, eles acabam não trazendo mais desafios. Além disso, um jogo pode ser útil para uma criança e não ser muito significativo para outra. Ainda que tenham a mesma idade.

Uma boa estratégia é não deixar todos à vista das crianças. Disponibilize alguns em uma caixa e à medida que você percebe que elas enjoaram do jogo ou que ele não está mais promovendo desafios, troque por outros. O importante é que você avalie se o jogo está alinhado com os interesses e objetivos de intervenção que você tem com as crianças. A qualidade é muito mais importante do que a quantidade de jogos.

[…] jamais avalie sua qualidade de professor pela quantidade de jogos que emprega, e sim pela qualidade dos jogos que se preocupou em pesquisar e selecionar. ” (ANTUNES, 2003, p. 37)

O jogo que eu trouxe hoje é maravilhoso para estimular a alfabetização e também o pensamento lógico. Vamos ver?

Coloque as fichas com imagens viradas para baixo e o tabuleiro sobre uma superfície plana. Cada criança deve receber um peão e colocar no início do tabuleiro.

Depois, cada uma na sua vez, vira uma ficha. A criança precisará descobrir uma palavra utilizando as letras iniciais de cada figura da ficha. Após descobrir, avança com seu peão na mesma quantidade de figuras que tem na ficha que ela sorteou. Ou seja, se tem 3 figuras, avança 3 casas.

Ganha o jogo quem chegar ao final da trilha primeiro.

Observação: No arquivo tem dois tabuleiros. Em um, constam as letras iniciais de cada figura. No outro, para aumentar o desafio, há apenas as figuras do jogo.

É isso! Se você leu até aqui espero que tenha contribuído.

Um forte abraço, Sol

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF contendo 18 cartas, 01 tabuleiro com imagens e alfabeto, 01 tabuleiro somente imagens, 01 embalagem para guardar as cartas, instruções de uso. É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 🙂

Comentar

Deixe um comentário