fbpx

Desafio e treino ortográfico

Desafio e treino ortográfico

Oie!!!

Enfim chegou o dia que a criança compreendeu o princípio alfabético. Agora ela escreve alfabeticamente, maaaas, será que suas dúvidas sobre a escrita acabaram? Sabemos que não! Agora a ouvimos dizer: “pássaro” é com “ç” ou “ss”? É, a busca da criança para encontrar alguma regularidade no sistema de escrita que a ajude resolver seus conflitos vai continuar! Por isso, quando a criança chega nesta fase, dizemos que o seu desafio é ortográfico.

Ao chegar à escrita alfabética, a criança segue na busca de uma regularidade no sistema de escrita em que para cada som existe uma letra correspondente. Ao confrontar suas hipóteses com a realidade, passa a descobrir, provavelmente, com uma sensação de incômodo ou traição, que a relação som/letra não é suficiente. Dá-se conta de que há letras que representam sons distintos e de que há sons iguais que são representados por letras diferentes. Sendo assim, passa a reconhecer que há uma forma “autorizada” de escrever que não consiste apenas na transcrição da fala e que seus erros não são devidos a falta de competência, de atenção ou de esforço. (MOOJEN, 2009, p. 38)

Como vamos contribuir com a continuação deste processo? Quem me acompanha por aqui já sabe que minha resposta é: vamos utilizar jogos e brincadeiras! O lúdico é sempre a melhor maneira de deixar o caminho do conhecimento mais significativo e suave.

Então vamos a ideia que eu trouxe hoje. Deixei o arquivo PDF com este material na nossa loja. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

Cada criança deverá receber botões, pedras ou fichas; algo que ela possa usar como marcação (cada criança uma cor). Coloque o tabuleiro sobre uma superfície plana e deixe as crianças lerem as palavras, fazerem suas descobertas e observações por um tempo. Após, é hora do jogo. Cada criança, na sua vez, joga os dois dados. Supondo que caia a quantidade “2” e a letra “S”. A criança deverá procurar no tabuleiro duas palavras que tenham a letra “s”, colocar uma marcação (fichas, pedras, botões) sobre elas e escrevê-las na tabela “Desafio Ortográfico”. Se cair uma letra que não tenha mais nenhuma palavra com ela no tabuleiro passa a vez. O jogo continua até não ter mais nenhuma palavra disponível no tabuleiro. Neste momento é hora de contar as marcações. Ganha o jogo quem fizer pontuação maior.

Peça para as crianças escreverem frases que tenham as palavras do tabuleiro. Após, para verificar a aprendizagem, que tal fazer um ditado com as palavras estudadas? Detalhe, as crianças fazem o ditado entre elas. Ou seja, deixe as crianças brincarem de professor(a). Os acertos poderão ser verificados no tabuleiro. 🙂

É muito bom aprender assim, vocês não acham?!

Ahhh!!! Fiquei imaginando aqui que, talvez, as palavras que você esteja precisando trabalhar com as crianças possam não ser as mesmas que coloquei no tabuleiro. Então, deixei também no arquivo PDF um tabuleiro sem palavras escritas. Para utilizar você pode escrever as palavras desejadas em etiquetas e fixar sobre o tabuleiro. Olhe na imagem ao lado. Ainnn, eu sou muito fofa!!! hehe

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro. A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria avaliação e tratamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 1 tabuleiro com palavras (S, SS, Ç) + 1 tabuleiro sem palavras (que você poderá fixar etiquetas com as palavras que precisa trabalhar) + 1 tabela para escrita  + 2 dados. É enviado por e-mail.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.