Dito Revirado

Dito Revirado

O-lá!

Há muitas maneiras de estimularmos o letramento das nossas crianças, mas a sugestão que eu trouxe hoje é encantadora. Digo isso porque os provérbios e ditados populares despertam a curiosidade das crianças por serem, de certa forma, engraçados. Além disso, podem trazer ensinamentos. Ou seja, é um combo maravilhoso, não é mesmo?

Quando estamos alfabetizando uma criança, precisamos estar cientes de que o letramento deve caminhar lado a lado. Afinal, sabemos da importância que é uma criança conseguir codificar (escrever) e decodificar (ler) as letras, mas fazer uso social desta aprendizagem é fundamental para o seu desenvolvimento como cidadão autônomo.

[…] a leitura é um processo de relacionar símbolos escritos a unidades de som e é também o processo de construir uma interpretação de textos escritos. (SOARES, p. 68-69, 2017, grifo do autor).

Os provérbios e ditados populares são excelentes para colocar as crianças em uma prática de leitura e interpretação de texto. Afinal, qual o significado deles? Geralmente, fazem sentido dentro de algum contexto. É preciso ir além do sentido literal 😉

Sugestão de Uso:

Comece explorando com as crianças provérbios e ditados populares. 

Depois, embaralhe as cartas (com textos e sem imagens) e peça para a criança sortear uma delas. 

Em seguida, ela lê e vira a carta com o texto para baixo. Após, pega uma cartela com o mesmo texto, mas “revirado” (elas têm o mesmo número). O desafio da criança será colocar o texto na sequência correta, ou seja, reescrever. A palavra que está escrita em verde serve de pista para o início. 

Quando concluir, confere!

Por fim, que tal escrever uma história na qual seja utilizado o provérbio/ditado popular? 

Espero que este post tenha contribuído de alguma forma.

Um forte abraço e até a próxima semana.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF contendo 15 cartelas com imagens e textos fora de ordem + 15 cartas com textos em ordem para gabarito + 1 embalagem. É enviado por email.

1 Comentário

  • Alaides Publicado 21 21-03:00 outubro 21-03:00 2021 1:06 AM

    Ótima sugestão. Amei.

Comentar

Deixe um comentário