Encaixe

Encaixe

Oie!

O processo de construção da escrita é único para cada criança, ou seja, tem um ritmo e tempo individual. Obviamente, que isto não significa que elas aprendem sozinhas. Além da socialização com outras crianças para promover discussões, descobertas e, assim, agilizar esse processo, os mediadores precisam estar atentos para intervir porque, se existe algo que precisa de ensino para que ocorra a aprendizagem, certamente, é a leitura e a escrita.

[…] autores afirmam de forma categórica que a criança não aprende a ler naturalmente, e concluem, fundamentando-se em dados de pesquisas sobre as dificuldades enfrentadas por alfabetizados, que ‘as crianças quase nunca aprendem a ler sem instrução […]´. (GOUGH e HILLINGER , 1980, apud SOARES, 2016, p. 46, grifo do autor).

Sendo assim, o nosso olhar e escuta precisam estar apurados para identificar a intervenção mais adequada para cada fase que a criança esteja passando. O jogo que compartilhamos hoje é indicado para que a criança volte a atenção aos sons iniciais das palavras e identifique a sílaba correspondente.

Sugestão de Uso:

Entregue para a criança uma página com sílabas e as fichas com imagens.

Ela deverá colocar as fichas sobre as três sílabas que correspondem ao início dos nomes das três figuras.

Variação: Entregar as fichas com imagens recortadas individualmente para que a criança cole sobre as sílabas que correspondem ao início dos nomes das figuras.

Encerramos este texto com o desejo que as informações disponibilizadas tenham contribuindo.

Um forte abraço e até o próximo post. <3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 24 fichas (alimentos, animais, objetos) + 3 páginas com sílabas para o jogo ”Encaixe”.

Comentar

Deixe um comentário