Figura Repetida

Figura Repetida

O-lá!!!

A motivação, assim como dormir bem e ter boa alimentação, é condição importante para o aprendizado. Sabemos que, com os diversos estímulos disponíveis no nosso meio, é um verdadeiro desafio conseguir a atenção dos nossos aprendentes. No entanto, temos a nosso favor o fato que as crianças gostam de brincar, jogar. Sendo assim, jogos lúdicos podem e devem estar presentes em ambientes que almejam ser mais motivadores para o aprendizado.

[…] crianças com um bom potencial cognitivo também podem ser reprovadas por uma série de motivos, entre eles a desmotivação.[…] (RIESGO, 2006, p. 276)

O jogo mobiliza a criança de maneira integral. É preciso levar isso a sério! Se estudarmos a evolução humana veremos que o jogo sempre esteve presente. Porém, no meio educaciona,l isso nem sempre foi muito aproveitado. Parece que cópias ocuparam e ainda ocupam tempo demais. Vale uma reflexão!

A sugestão de jogo que eu trouxe hoje é excelente para estimular a atenção, a percepção. Além disso, podemos trabalhar com ele o aprendizado das formas geométricas. Isso é maravilhoso, não é mesmo?

Bom, vamos a explicação do jogo 😉

Sugestões de Uso:

Colocar as cartas em uma pilha com as imagens para baixo.

Um dos jogadores vira uma carta da pilha e, todos ao mesmo tempo, devem procurar uma figura repetida. Quem encontrar bate com a palma da mão sobre a carta e, em seguida, mostra a figura. É importante o jogador verbalizar o nome da figura geométrica.

Se acertou, fica com a carta.

Se errou, devolve a carta para a pilha.

Ganha o jogo quem conquistar mais cartas.

Variação:

Espalhar as cartas com as imagens voltadas para cima sobre uma mesa. Cada jogador, na sua vez, pega uma carta.

Ele deve, dentro de um tempo determinado previamente, conseguir localizar outra carta igual. Ou seja, com as figuras geométricas nas mesmas posições.

Se conseguir encontrar dentro do tempo estipulado ele faz ponto.

Depois mistura novamente todas as cartas e será a vez de outro jogador fazer uma tentativa.

Ganha o jogo quem fizer mais pontos.

Por hoje é isso! Espero que você aproveite o material que estou compartilhando <3

Um forte abraço e até o próximo post 😉

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital GRÁTIS em formato PDF contendo 9 cartas.

1 Comentário

  • Bethânia Publicado 29 29-03:00 outubro 29-03:00 2021 12:58 PM

    Eu simplesmente amo seu trabalho e parabéns pelos materiais maravilhosos!

Comentar

Deixe um comentário