Lambisco

Lambisco

O-lá!

Se você trabalha com alfabetização, sabe que, para conseguir oferecer uma boa intervenção, é necessário fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos que as crianças já possuem sobre leitura e escrita, não é mesmo? Então, é comum fazermos uma sondagem para identificar hipótese de escrita e também verificar os conhecimentos que o aprendiz possui sobre leitura. Pergunta: você faz também uma avaliação para verificar o nível de consciência fonológica do aprendiz? Se sua resposta foi positiva, está de parabéns, pois, realmente, é um excelente começo .

As avaliações do nível de consciência fonológica de crianças em idade pré-escolar predizem em muito seu futuro sucesso na aprendizagem da leitura. […] (ADAMS, et al., 2006, p. 20)   

Se sua resposta à pergunta anterior foi negativa, saiba que você não é o(a) único(a)a. O motivo, possivelmente, é porque você não teve esta formação. O importante é, a partir de agora, você se informar mais sobre o assunto. O livro que está na referência bibliográfica deste post traz sugestões de avaliação e também de intervenção.

O jogo “Lambisco”, que eu trouxe hoje como sugestão, foi idealizado para contribuir no desenvolvimento da consciência de sílabas, importantíssimo para crianças que estejam em processo de alfabetização. Como sabemos que muitos educadores vão gostar de partir para a escrita, no jogo há também fichas com sílabas para a escrita dos nomes das figuras. Porém, se você quiser trabalhar somente consciência fonológica, tire as fichas com sílabas do campo de visão das crianças, ok?

Sugestão de uso:

Coloque a imagem do “Lambisco” em uma lata, pote ou caixa que não irá mais usar.

As crianças, cada uma na sua vez, escolhem quatro fichas de chocolate.  As fichas que sobrarem deixe de lado para uma eventual compra.

Coloque dentro de um saco as fichas com figuras.

Cada criança, na sua vez, tira uma ficha do saco e verifica quantas sílabas/pedaços tem o nome da figura. Em seguida, procura entre suas figuras de chocolate uma que contenha a quantidade de quadradinhos correspondente, para colocar na boca do Lambisco.

Se a criança não tiver uma figura com a mesma quantidade, pode comprar uma ficha.

Se não houver figuras disponíveis para comprar, passa a vez.  

Ganha o jogo quem ficar sem nenhuma figura de chocolate primeiro.

Depois do jogo, se você quiser partir para a escrita, poderá utilizar as fichas com sílabas para escrever os nomes das figuras.

Ahhh, não ficou o máximo este jogo?! Conta pra mim! 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ADAMS, Marilyn Jager; et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo: 24 cartas com imagens, 24 cartas com sílabas, 24 fichas de chocolate, 02 embalagens, 01 arte personagem Lambisco, instruções de uso. É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

Comentar

Deixe um comentário