Letras Embaralhadas

Letras Embaralhadas

O-lá!

Hoje eu trouxe como sugestão um jogo muuuito diferente! É um daqueles jogos em que podemos usar a tecnologia a nosso favor. Já falei em outros posts que precisamos evitar os excessos em tecnologia para o bom desenvolvimento cognitivo, psíquico e físico das nossas crianças. Porém, com a devida cautela, podemos utilizar, inclusive, para despertar o interesse sobre algum conhecimento.

No jogo “Letras Embaralhadas” utilizamos a tecnologia  para que as crianças ouçam sons de animais e depois escrevam seus nomes… Mas, calma(!), que daqui a pouco explico tudo! Antes, quero dizer que este aprendizado adquirido através dos jogos faz com que as crianças estejam mais presentes e produtivas, mentalmente falando. É diferente de um aprendizado em que a professora passa o conteúdo no quadro e a criança precisa copiar ou até mesmo preencher folhas de exercícios.

É verdade que as folhas de exercícios muitas vezes produzem algum aprendizado. […] Em jogos, porém, as crianças são mais ativas mentalmente. […] (KAMMI; DECLARK, 1980, p. 172)

Utilizar jogos lúdicos para estimular o conhecimento é despertar interesse em saber! Quem não gosta de fazer algo que seja divertido? Mesmo sem as crianças se darem conta, estão aprendendo muito daquilo que queremos ensinar 😉

Portanto, vamos ao jogo?!

Sugestão de Uso:

Coloque as cartas com imagens dentro de um saco.

Sorteie uma carta e, sem revelar a imagem para a criança, entregue para ela uma outra carta (com o mesmo número), mas que tenha somente imagem de QR Code e letras embaralhadas.

Você pode dizer que as letras embaralhadas servem para escrever o nome do animal que tem na carta que você sorteou. Em seguida, aponte a câmera do seu celular para o QR Code. Será possível ouvir
um som que serve como pista de qual animal é. Após, a criança deve escrever, em sua opinião, o
nome do animal.

Depois você revela a carta com a imagem e nome do animal para ela conferir.

É isso!

Gente, este jogo ficou muuuito divertido!

No vídeo abaixo tem a explicação 😉

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 13. ed. Campinas: Papirus, 1997.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo 16 cartas com imagens de animais, 16 cartas com QR Code (sons de animais), 01 embalagem, instruções de uso.

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

1 Comentário

  • MARLYS SOLEDAD SAAVEDRA OSORIO Publicado 6 06-03:00 julho 06-03:00 2022 11:40 AM

    Você é incrível!
    Ah! Tira uma dúvida. Posso plastificar as cartelas? Não vai interferir na leitura do QRCode?

Comentar

Deixe um comentário