Lince de Alimentos

Lince de Alimentos
Compartilhe

Oieee!!! Feliz 2021!!!
Que saudade estávamos de vocês!!!
E já chegamos com uma suuuper ideia de um jogo para crianças em processo de alfabetização.

Os jogos lúdicos para alfabetização, quando bem planejados observando as demandas e características de cada grupo, encorajam as crianças a pensar, discutir, defender pontos de vista sobre a escrita e isto é de suma importância para o desenvolvimento delas.


As crianças devem ser encorajadas a pensar, a discutir, a conversar e, a raciocinar sobre a escrita alfabética. (CORSINO, 2007, p. 57)

Sendo assim, o melhor que podemos fazer é explorar estes momentos ao longo do ano em prol do desenvolvimento das crianças.

Sugestão de uso:

Coloquem o tabuleiro sobre uma superfície plana e
as fichas dobradas dentro de uma sacola ou caixa.
Verifiquem se as crianças conhecem todos os alimentos que estão dispostos no tabuleiro. Podem, inclusive, dizer se gostam ou não. Caso não conheçam, se gostariam de experimentar.
Depois, cada criança, na sua vez, retira uma ficha da sacola, lê e aponta o alimento no tabuleiro. Se acertar, fica com a ficha. Do contrário, deve devolver a ficha para a sacola.
Ganha o jogo quem conseguir cinco fichas primeiro.
Observação: É interessante, para aumentar o desafio, determinar um tempo para a criança apontar o alimento.

Por hoje é isso! Esperamos que esta sugestão de jogo tenha chegado em bom momento para vocês. Façam as devidas adaptações, ok?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CORSINO, Patrícia. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. In: Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise, NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (org). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007. p. 57 a 68.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF (enviado por e-mail) com o jogo “Lince de Alimentos”.


Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *