Maior ou Menor

Maior ou Menor
Compartilhe

Oie!!!

Hoje trouxemos para vocês um jogo maravilhoso para estimular o conhecimento lógico-matemático. Portanto, preparem-se porque vamos sugerir várias ideias para deixar o caminho da construção do número muito divertida para as crianças.

“[…] Como as crianças se tornam capazes de ´conservar´ número? As crianças adquirem esta capacidade quando elas já construíram, até certo ponto, a estrutura lógico-matemática do número. [..] (KAMII e DECLARK, 1997, p. 37, grifo do autor)

A construção do número não é algo que se adquire rapidamente. É preciso que a criança vivencie várias experiências no concreto para que ela vá pouco a pouco fazendo relações, comparações e, por fim, compreenda. Sendo assim, podemos estimular, mas é necessário que estejamos cientes que é um processo muito mais complexo do que simplesmente ensinar a recitar os números.

As brincadeiras espontâneas e os jogos lúdicos podem contribuir muito para isso. Sendo assim, vamos às sugestões que pensamos para o jogo que estamos compartilhando com vocês hoje. Ah, ele está disponível gratuitamente em arquivo PDF. <3

Sugestão de Uso:

Coloquem as cartas dentro de uma caixa ou sacola.

Cada jogador, na sua vez, pega uma carta da caixa. Aquele que pegar a carta com número maior fica com as duas cartas.

Se tiver peças de Lego para que os jogadores possam comparar no concreto qual número representa a quantidade maior será excelente (!), mas também pode ser palitos de picolé. 

Ganha o jogo quem conquistar mais cartas.

Outras possibilidades de uso:

1) Um jogador pega uma carta da caixa. Os demais jogadores devem tentar adivinhar o número que ele pegou. Para isto o jogador que está com a carta pode ir dando pistas. Exemplo: “é um número maior” ou “é um número menor”. Ganha quem acertar mais vezes.

2) Os jogadores pegam duas cartas da caixa e devem fazer a soma ou subtração dos dois números.

3) Colocar uma carta na mesa e pedir para as crianças procurarem as cartas com os números que vêm antes e que vêm depois.

4) Pedir para os jogadores organizarem as cartas em ordem crescente ou decrescente.

Ufa!…rsrs Queridos, esperamos que vocês possam aproveitar muuuito! Contem pra gente nos comentários se pensaram em outras possibilidades de uso para este jogo. Vamos amar saber! 

Um forte abraço, fiquem bem!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KAMII, Constance.  A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, São Paulo : Papirus,  1990.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS (enviado por e-mail) com 50 cartas para o jogo “Maior ou menor”. 

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *