Procure a sílaba

Procure a sílaba
Compartilhe

Oie!!!

Gente, sabemos que, quando estamos diante de um conhecimento novo, muitas vezes, para conseguir aprender será importante a repetição. Obviamente que não estamos aqui falando de fazer exercícios monótonos e enfadonhos. Mas, por exemplo, uma sílaba precisa ser vista, pronunciada e escrita várias vezes até que a criança a reconheça, certo? Então, precisamos que esta sílaba chegue até à criança de várias formas e, de preferência, lúdica.

O jogo que eu trouxe como sugestão para vocês hoje fará com que as crianças sejam estimuladas a procurar e a pronunciar algumas sílabas várias vezes. No entanto, da maneira que foi organizado, possivelmente, as crianças nem se darão conta disso! Para elas será apenas um jogo e nós estaremos disponíveis para mediar conforme a necessidade delas e, inclusive, repetindo o nome da sílaba quando a criança não souber ou lembrar. Vão nos dizer que isso não é o máximo do máximo…rsrs

Para identificar quais sílabas precisarão ser procuradas as crianças deverão estar atentar aos sons iniciais das palavras.

A capacidade auditiva da criança, sua capacidade de ouvir e discriminar sons diferentes constitui fator indispensável à aprendizagem da leitura e da escrita […]. (ANTUNES, p. 46, 2003).

Sugestão de uso:

Os jogadores devem receber botões de cores diferentes (pode ser bolinhas de papel ou massinha de modelar). O tabuleiro deve ser colocado sobre uma superfície plana (mesa, chão) e as fichas com figuras dentro de uma sacola/caixa. Cada jogador, na sua vez, retira uma ficha da sacola e diz qual sílaba inicia o nome da figura. Em seguida, todos os jogadores devem procurar no tabuleiro o maior número possível da sílaba. Ou seja, a mesma sílaba aparece mais de uma vez no tabuleiro. Quando encontrar diz, por exemplo: “achei o BA” e coloca um botão sobre a sílaba. Faz um ponto quem conseguir encontrar mais da mesma sílaba. O jogo continua e ganha quem chegar a cinco pontos primeiro.

Observação: Pode ser um facilitador da localização das sílabas se, cada jogador, receber um tabuleiro.

Variação: Para deixar o jogo mais desafiador pode ser determinado um tempo para localização das sílabas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 1 tabuleiro + 16 fichas para o jogo “Procure a sílaba”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *