Quebra-cabeça procure cor, forma e leia

Quebra-cabeça procure cor, forma e leia
Compartilhe

Oie!!!
O jogo lúdico que propomos hoje tem o objetivo de estimular várias habilidades. Dentre elas: a leitura, a escrita, o pensamento lógico, o planejamento, a organização, a coordenação motora fina, a atenção, a percepção, a tolerância à frustração, o trabalho em equipe, etc. Sendo assim, é um jogo que contribui no processo de alfabetização, porém, há muitas outras competências estimuladas que, inclusive, interferem consideravelmente no desempenho que os aprendentes apresentam no processo de qualquer aprendizagem.

[…] certas atitudes, como ser atento, organizado e coordenar diferentes pontos de vista são fundamentais para obter um bom desempenho ao jogar e também podem favorecer a aprendizagem na medida em que a criança passa a ser mais participativa, cooperativa e melhor observadora.[…] (COLL, 1987 apud MACEDO; PETTY e PASSOS, 2000, p. 14).

Deixamos o arquivo PDF com este jogo disponível na nossa loja. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

Os jogadores começam o jogo separando as peças do quebra-cabeça por cor.
Após, cada um, na sua vez, joga os dois dados: Cor e Forma. Em seguida, procura uma peça com as características que foram sorteadas com os dados.
Exemplo: Supondo que no “dado cor” seja sorteada a cor “laranja” e, no “dado forma”, um “quadrado”. O jogador deverá procurar uma peça do quebra-cabeça que seja laranja e que tenha o formato quadrado. Se encontrar deve ler a sílaba que consta na peça e procurar nas “fichas de palavras” uma palavra que tenha esta mesma sílaba.
Se não constar mais fichas na cor e forma sorteada, passa a vez para o outro jogador.
Quando não tiver mais fichas para serem conquistadas é o momento de conferir a pontuação que cada jogador fez.

Pontuação:

Laranja, azul escuro e verde escuro: 2 pontos (cada).

Amarelo, azul claro e verde claro: 1 ponto (cada).

Para concluir, todos trabalham juntos para montar o quebra cabeça!!! Uhuuu!!!

Este material ainda pode ser utilizado para:

  • Organizar em ordem alfabética as palavras das fichas;
  • Falar ou escrever frases e textos com as palavras das fichas.

Pensaram em outras maneiras de explorar este material? Vamos amar saber!!!

Ficamos por aqui! Um forte abraço.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Clique abaixo para adquirir o arquivo pdf (enviado por e-mail) “Quebra-cabeça Procure Cor Forma e Leia”. Constam no arquivo: 1 quebra-cabeça sílabas simples + 6 fichas de palavras com sílabas simples + 1 quebra-cabeça sílabas complexas + 6 fichas de palavras com sílabas complexas + gabaritos + 1 dado Cor + 1 dado Forma.

Compartilhe

1 Comentar

  • MARLEIDE CARDOSO Postado 17 17-03:00 junho 17-03:00 2020 6:31 PM

    Maravilhosos seus recursos

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.