Risque, Leia, construa frases e histórias

Risque, Leia, construa frases e histórias
Compartilhe

Oie!!!

O jogo que trouxemos como sugestão hoje tem por objetivo estimular leitura, escrita, criatividade, coordenação motora fina, oralidade, tolerância à frustração. Porém, queremos ir além destas e outras habilidades cognitivas que o jogo possa desenvolver. Desejamos que ele promova sorrisos, laços afetivos entre crianças e entre adultos e crianças.

Sim, laços afetivos! Sabemos que estamos vivendo um momento de pandemia. Porém, além de olharmos para o futuro, refletimos sobre o que podemos hoje, na medida do possível, fazer! Se você que está lendo este texto for um profissional que está trabalhando somente on-line pode, por exemplo, sugerir este jogo para as famílias. Ele é gratuito! A família pode junto com a criança acessar nosso site, baixar o jogo, imprimir e utilizar. É uma alternativa maravilhosa para tirar as crianças da tela do computador, celular. E, conforme falamos no início do texto, tem diversos objetivos de estímulos cognitivos. Agora, os laços afetivos, estes são essenciais para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Nenhuma máquina é capaz de sentir e transmitir afeto. Precisamos de um Outro humano para nos conectarmos. Um humano presente! Ou seja, não podemos deixar nossas crianças a mercê de máquinas.

[…] Há casos em que as crianças estão referidas a esses aparelhos, em que esse é o Outro da criança, e isso não é sem consequências para a constituição psíquica. (JERUSALINSKY, 2017, p. 44)

Sendo assim, deixamos nossa contribuição e esperamos poder contar com vocês para espalhar nossas sementes de afeto para o planeta. Bora?!

Agora vamos à explicação do jogo.

Sugestões de Uso:

Distribuir tabuleiros e canetinhas para os jogadores (individual).

Sugestão 1:

Cada jogador, na sua vez, lança o dado. Procura no seu tabuleiro um quadro com a cor sorteada, lê e risca as palavras.

Ganha o jogo quem completar primeiro uma linha inteira.

Obs.: Se for sorteada uma cor que não tenha mais disponível no tabuleiro, passa a vez para outro jogador.

Sugestão 2:

Cada jogador, na sua vez, lança o dado. Procura no seu tabuleiro um quadro com a cor sorteada, lê as palavras, forma uma frase oralmente com elas e risca.

Ganha o jogo quem completar primeiro uma linha inteira.

Obs.: Se for possível, grave as frases que os jogadores forem falando. Após o jogo, cada jogador, poderá escolher e escrever a sua frase que mais gostou.

Sugestão 3:

Cada jogador, na sua vez, lança o dado. Procura no seu tabuleiro um quadro com a cor sorteada, lê e constrói oralmente ou por escrito uma história com as palavras. Risca o quadro.

Os jogadores guardam o tabuleiro riscado para continuar o jogo outro dia/aula/sessão.

Um outro dia repetem o jogo. Ou seja, cada um constrói uma nova história com outras palavras sorteadas. Assim sucessivamente até um dos jogadores riscar primeiro uma linha inteira de palavras. Este será o ganhador.

Perceberam que nossas sugestões irão incentivar bastante a oralidade? Isso também é importante para a criança conseguir produzir um texto com começo, meio e fim. Algumas vezes as crianças e até mesmo adolescentes apresentam dificuldade em escrever porque ainda não construíram na oralidade este processo.

Encerramos deixando o nosso abraço cheio de afeto.

Até o próximo post! <3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

JERUSALINSKY, Julieta. et all. Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Ágalma, 2017.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS (enviado por email) contendo 1 tabuleiro + 1 dado para o jogo: “Risque, Leia, Forme Frases e Histórias”.

Compartilhe

1 Comentário

  • Jalili Silveira Publicado 6 06-03:00 maio 06-03:00 2021 3:53 PM

    Olá tenho interesse de adquirir o risque e leia.
    Porém não achei o link

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *