imageOlá!!!!

Você conhece alguma criança em processo de alfabetização que está apresentando dificuldade em segmentar as palavras? Se sua resposta foi positiva este post poderá ser útil!

O arquivo em PDF para esta atividade está disponível na nossa loja. Clique no link no final deste post.

 

 

Você vai precisar:

– um livreto com parlendas;

– cartões com as mesmas parlendas do livreto só que com a escrita das palavras sem espaço.

Procedimento:

A criança deverá escolher uma das parlendas do livreto para ler. Depois você deverá entregar para ela o cartão com a mesma parlenda que ela leu. Peça para a criança observar o cartão e tentar descobrir o que há de errado nele.  A ideia é que ela perceba que está faltando espaço entre as palavras.

Então peça para a criança corrigir os erros escrevendo a parlenda do cartão em uma folha, ou seja, a criança deverá colocar os espaços necessários entre as palavras. Após ela poderá conferir no livreto se escreveu corretamente.

Observações:

1) Esta atividade será mais eficiente se a criança já tiver memorizado a parlenda. Assim a atenção dela poderá ficar voltada totalmente para a segmentação das palavras.

2) É comum as crianças no início da alfabetização escreverem palavras juntas, e, conforme  vão pensando e formulando hipóteses sobre a escrita elas superam isso. No entanto, algumas encontram maior dificuldade, e foi pensando nestas que esta atividade foi elaborada.

Beijão, espero que esta ideia tenha sido útil. Até o próximo post!

O arquivo em PDF para esta atividade está disponível na nossa loja. Clique no link abaixo:

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Segmentação de palavras

  1. Patricia Camardelli Thurler on said:

    Não estou conseguindo finalizar minha compra. Posso fazer uma transferência no valor para vc é então vc me manda os arquivos? Aguardo e obrigada Patricia Thurler

  2. Maria da Glória Magalhães Aguiar on said:

    Achei muito interessante.
    Sou professora do ensino fundamental II e atento várias crianças no Centro de Atendimento Educacional Especializado, porém enfrento muitos desafios, e entre eles essa é uma das dificuldades apresentadas pelas crianças que chegam ao centro diariamente, vou colocar em prática com certeza.

    Att: Maria da Glória Magalhães Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *