A turminha está apresentando dificuldade em respeitar o momento em que é preciso ouvir? Estão interrompendo você ou uns aos outros quando querem se expressar? Então, que tal realizar brincadeiras para conscientizar as crianças de que saber ouvir é tão importante quanto saber falar???

Com as crianças sentadas em círculo, converse com elas sobre o quanto é importante respeitar os colegas. Que todos gostam de falar, mas que não é possível todos falarem ao mesmo tempo porque assim ninguém se entende. Você também pode questionar as crianças sobre como elas se sentem quando estão falando e são interrompidas. Isso é muito importante para que elas tentem se colocar no lugar uns dos outros.

Após uma breve conscientização é hora de brincar!

 

Brincadeira 1 – telefone sem fio

Procedimento:

Esta brincadeira é antiga, mas é excelente para conscientizar a criança do quanto é importante prestar atenção ao que está sendo dito.

Uma criança começa falando uma frase ou uma palavra, em tom baixo, para um colega ao seu lado, e este deverá repetir para outra criança e assim sucessivamente. A última criança fala em voz alta o que ouviu e a primeira confirma, ou não, se foi isso que falou.

 

Brincadeira 2 – olhos vendados e ouvidos afinados!

É necessário:

Desenhe no quadro ou faça um cartaz com o rosto de um homem.

Procedimento:

Duplas de crianças. Uma delas com os olhos vendados deverá ser orientada pela outra para colocar um bigode no rosto do personagem que você desenhou.

 

Brincadeira 3 – roda de conversa

É necessário:

– cinco fichas para cada criança;

– uma caixa.

Procedimento:

Coloque a caixa no centro da roda e distribua cinco fichas para cada criança.

Após, faça uma pergunta para o grupo. Por exemplo: “Quem quer contar  um sonho que teve na noite anterior?”

Se enquanto uma das crianças estiver falando for interrompida, aquele que interrompeu deverá colocar uma de suas fichas dentro da caixa.  Nesta brincadeira “o ganhador” será aquele que perder menos fichas. Portanto, poderá ter vários ganhadores.

 

Então, gostou?

 

bjoooos!!!

Já conhece este nosso material?

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

5 comentários em “Shhhhh. . . Vamos ouvir!

  1. Michele on said:

    Hum, legal vou aplicar com os meus alunos que são ativos demais.

  2. Gostei muito, parabéns pelo trabalho! Vou sugerir outra brincadeira que exige atenção e concentração. Escolhe-se uma criança pra vendar os olhos e outras duas para falar uma palavra escolhida pela turma. Elas falam uma e depois a outra e quem está com os olhos vendados precisa reconhecer a voz de quem falou primeiro e em segundo. Se ele acertar, escolhe-se mais duas crianças para se juntar aos que falaram e quem está vendado terá que acertar o nome do aluno na sequência de quem falou a palavra escolhida e assim, vai juntando alunos ao grupo de quem fala a palavra até que, quem está vendado erre a sequência.

  3. Karine Rebouças on said:

    Você arrasa!!

  4. Ameiiiii!!!!! Principalmente a última! Vai ser a salvação pra conseguir fazer direito a roda da conversa no pré II kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *