Simetria
Compartilhe

Oie!!!
De uma maneira geral, os aprendentes demonstram interesse em atividades semelhantes a esta que estamos compartilhando com vocês porque desperta a curiosidade. Querem saber qual desenho irá formar. Sendo assim, podemos aproveitar esse interesse para promover o conhecimento sobre o que simetria, mas também estimular: atenção, percepção, pensamento lógico, aumento de vocabulário, orientação espacial, dentre outras habilidades.
No entanto, da mesma maneira que qualquer outra intervenção proposta, é importante uma sondagem para investigar o que o aprendente já sabe, o que consegue fazer com autonomia e o que precisa de uma mediação maior.

Conhecer as principais características do desenvolvimento da criança com a qual se trabalha é condição para planejar uma aula adequada, o que pode garantir um bom desempenho do aluno. Dessa forma, é possível propor atividades que ele tenha condições de resolver ou, pelo menos, que seja criado algum tipo de perturbação para o pensamento. (MACEDO; PETTY; PASSOS, 2000, p. 37)

Toda intervenção precisa ter desafios, mas que sejam possíveis de ser realizados. 😉

Deixamos na nossa loja o arquivo PDF GRÁTIS com estas fichas. Tem link no final deste post <3 Uhuuu!

Sugestão de uso:

Vocês podem começar pedindo para o aprendente dobrar a ficha ao meio (verticalmente), encostá-la a um espelho, observar e tirar uma foto da imagem que formou. Em seguida, peçam que trace uma linha ao meio da ficha (bem na marca que ficou da dobra) e pinte os quadrados exatamente iguais do outro lado da linha. Será preciso observar cor, quantidade e localização. Quando concluir a pintura pode comparar com a imagem que formou no espelho e registrou em foto. Se ele tiver pintado os quadrados corretamente aparecerá a mesma imagem. É importante, neste momento, explicar ao aprendente que quando dividimos uma figura ao meio, obtendo partes exatamente iguais, sendo uma o reflexo da outra, dizemos que a figura é simétrica.

Ficamos por aqui! Esperamos que este material contribua com o desenvolvimento de muitas crianças. Amamos compartilhar materiais com vocês e ficamos muito felizes quando recebemos feedback porque é importante saber se o nosso trabalho está contribuindo.

Um forte abraço.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo pdf GRÁTIS com 10 fichas para o jogo “Simetria”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

3 Comentários

  • Carolina Lopes Publicado 24 24-03:00 julho 24-03:00 2020 10:57 AM

    Muito obrigada por compartilhar todo este rico material. Estou fazendo a pós em psicopedagogia e aprendo muito contigo. Obrigada por nós disponibilizar gratuitamente vários jogos lindos e muito lúdicos. Assim que eu puder, vou comprar também. Deus te abençoe!

    • Solange Moll Publicado 24 24-03:00 julho 24-03:00 2020 12:45 PM

      Carolina, que linda sua mensagem! Que Deus abençoe você também

  • Rosiane Francisco Da Silva Publicado 22 22-03:00 julho 22-03:00 2020 8:49 AM

    Amoo o trabalho de vcs!!
    Muito enriquecedor.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *