O-lá!
Em países com língua alfabética pesquisas no campo da consciência fonológica têm sido intensificadas. O motivo é muito simples: nessas línguas, como é o caso do português, a consciência fonológica exerce papel importante no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Os educadores que ensinam consciência fonológica descobriram que, fazendo isso, aceleram o crescimento de toda a turma em termos de leitura e de escrita, ao mesmo tempo em que reduzem a incidência de crianças com atraso na leitura. (ADAMS, et al., 2012, p.17)
Um fato interessante e de que eu gosto muito, é que não se fala em treinamento puro e simples; pelo contrário: a consciência fonológica é geralmente apresentada de maneira lúdica às crianças. Isso é fundamental! Também é pertinente dizer que este trabalho lúdico com os sons pode ser iniciado na pré-escola. Vejam, não se trata de alfabetizar aos quatro, cinco anos, mas, estimular, de maneira lúdica, as crianças a prestarem atenção aos sons. Brincadeiras que envolvam rima, ritmo, escuta de sons, são excelentes para isso! 15 a 20 minutos diários de prática produzirão efeitos benéficos para a construção da escrita.
O jogo que eu trouxe hoje como sugestão é também instigante porque as crianças são levadas a perceber sons iniciais iguais e diferentes e, além da consciência fonológica, possibilita que as crianças comecem a relacionar os sons iniciais com as letras que aparecem em destaque. Obviamente, se o seu objetivo for somente estimular a consciência fonológica, pode cobrir com alguma etiqueta as palavras para que a criança preste atenção somente ao som.
Sugestão de uso:
Coloque as cartas em uma pilha com as figuras voltadas para cima.
As fichas com símbolos de = e ≠ coloque em uma sacola.
Cada criança, em sua vez, observa a figura que está no topo da pilha, fala o nome e presta atenção ao som inicial. Depois tira uma ficha com o símbolo da sacola.
Se for sorteada uma ficha com o símbolo de “=”, a segunda carta da pilha deve ter o mesmo som inicial da primeira carta.
Se for sorteada uma ficha com o símbolo de “≠”, a segunda carta da pilha deve ter som inicial diferente da primeira carta.
Se coincidir, o jogador fica com a ficha símbolo.
Obs. 1: Enfatize os sons iniciais das palavras. Exemplo: /RRRREEEE-GA-DOR/
Obs. 2: As cartas são embaralhadas a cada partida.
Ganha o jogo quem conquistar mais fichas-símbolo.
É isso! Gostou deste jogo? Conte pra mim! 😉
Ah, logo aqui abaixo eu deixei um vídeo com sugestão de uso deste jogo!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ADAMS, Marilyn Jager; et al. Consciência fonológica: em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Arquivo digital em formato PDF contendo:
- 24 cartas com figuras;
- 06 fichas com símbolo de igual;
- 06 fichas com símbolo de diferente;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
Para você imprimir, montar e jogar.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo Som = ou ≠R$12.50
2 Comentários
Olá! Por favor, onde está o link de compra deste recurso?
Obrigada.
O-lá! Obrigada por nos avisar da sua dificuldade. Tinha sumido o link de compra deste jogo. Já corrigimos o erro 🙂
Comentar