Some e Ganhe

Some e Ganhe

O-lá!

Estimular funções cognitivas é sempre importante quando queremos ampliar a capacidade de aprendizagem de nossos aprendentes. Mesmo sabendo que o nível que cada um chegará é muito subjetivo – individual e não temos como quantificar -, sempre é possível melhorar e, quanto antes iniciarmos, obviamente teremos resultados mais satisfatórios. Mas o que quer dizer o termo “função cognitiva”? Abaixo segue explicação.

Função cognitiva pode ser entendida como fase do processamento de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio e solução de problemas. (IZQUIERDO, 2005 apud AMARAL e NASCIMENTO, 2020, p. 19):

Sendo assim, há muitas maneiras para fomentar o desenvolvimento das funções cognitivas e elas interagem entre si, mas sempre que oferecermos recursos que estimulem a atenção, a percepção, o pensamento lógico, a leitura, a escrita, novos conhecimentos… estaremos colocando “óleo” (vamos assim dizer) nas funções cognitivas dos aprendentes…hehe

O jogo que trouxemos como sugestão hoje é formidável para aprendentes que estejam na fase de construção do número. Será ainda mais valioso se vocês utilizarem material concreto que possa auxiliar na compreensão 😉

Sugestão de uso:

Colocar as fichas dentro de uma sacola ou caixa.

Cada jogador pega uma ficha da caixa e soma a pontuação que fez observando quanto vale cada figura (azul=1, verde=2, vermelha=3)

Quem tiver feito a pontuação maior fica com as fichas de todos os jogadores.

Se obtiverem a mesma pontuação, cada um fica com a sua ficha.

Ganha o jogo quem conquistar mais fichas.

Dica: Se você tiver disponível tampas de garrafa PET nas cores das figuras é interessante utilizar para que a criança compreenda no concreto 😉

Querem um jogo diferente com estas mesmas fichas para estimular a atenção e a percepção? Então veja a seguir!

Espalhe 20 fichas sobre uma mesa.

Combine de cronometrar o tempo que cada jogador agrupa corretamente as fichas iguais.

Ganha quem conseguir em menor tempo.

Encerramos este texto deixando o nosso abraço e votos de que as informações aqui compartilhadas tenham sido úteis.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

AMARAL, Anderson; NASCIMENTO, Adriana Limeira do. Jogos de estimulação cognitiva e motora. Rio de Janeiro: Wak, 2020.

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1 Comentário

  • Lorena C. de Oliveira Publicado 7 07-03:00 junho 07-03:00 2021 8:42 PM

    Gostaria de comprar o jogo “Some e Ganhe”, mas não consigo. Poderia me ajudar?

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