Sabemos que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem, porém, não é por isso que devemos deixá-la sem estímulo. Aliás, isso é um fator extremamente importante em qualquer aprendizagem e a linguagem não foge dessa regra. A genética tem sua parcela de importância, mas a criança aprende a falar ao ouvir a fala de outras pessoas.
A linguagem, segundo Piaget apud Rotta (2006) : ” É a expressão mais especializada e diferenciada de uma função complexa que é a atividade simbólica.”
Havendo dúvida sobre algum atraso no desenvolvimento da linguagem oral o primeiro profissional a ser procurado é o fonoaudiólogo. Muitas vezes também deverão ser consultados outros profissionais como psicólogo, psicopedagogo, neuropediatra… Sendo constatado algum atraso, quanto mais cedo for realizada intervenção, mais resultados benéficos são alcançados.
Segue uma tabela com as etapas da aquisição da linguagem. Clique na imagem para visualizar melhor.
OBRA CONSULTADA
ROTTA, Newra Tellechea et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Já conhece o Trio Consciência Fonológica?
Compartilhe
5 Comentários
Amo ser profissional da educação e as atividades propostas aqui são fantásticas.
Solange, boa noite!!!
Estou terminando a minha pós em Psicopedagogia e vejo o quanto ainda tenho que aprender….. fico encantada com o seu blog….. quanta material criativo e principalmente feito com produtos reciclados.
Obrigada por dividir um pouco da sua experiência…
Grande abraço!!!
Tereza Sanches
Obrigada pela visita Tereza! Volte sempre!!!
Gostei!Etapas da Aquisiçao da Linguagem. Parabens!
Obrigada, Marlene! 🙂
Comentar