Oie!

Queridos, todo post que escrevo tenho a expectativa, mais que isso, o desejo e a esperança de levar propostas lúdicas que contribuam no processo de aprendizagem. Isso porque sei, por experiência prática, que muitas vezes esse é o caminho necessário para resgatar o prazer daqueles que por algum motivo o tenham perdido e, assim, substituir o medo de aprender pelo interesse.

 

 

Quando temos como objetivo estimular a aprendizagem da leitura e escrita uma boa estratégia é trabalharmos a consciência fonológica de maneira lúdica e eu já publiquei várias ideias aqui no site tratando deste tema. Agora, é também muito pertinente utilizarmos parlendas, histórias e músicas porque isso nos aproxima do mundo da criança e favorece, além da alfabetização, o letramento.

O jogo de hoje propicia o desenvolvimento da consciência de palavras. Essa competência é muito importante estimular para que as crianças, quando forem escrever, coloquem os espaços entre as palavras.

Segundo Soares, (2016, p. 172-173):

[…] muitos são os que consideram que o conceito convencional de palavra, abrangendo palavras de conteúdo e palavras funcionais, só se forma realmente quando tem início a alfabetização, porque a escrita, individualizando as palavras pela separação delas por espaços em branco, faz com que a criança passe a identificá-las na fala tomando como referência a representação gráfica, ou seja: a criança passa a reconhecer na cadeia sonora da fala unidades de língua não percebidas fonologicamente como unidades independentes, mas claramente definidas como tal pela escrita, por meio de limites marcados por espaços em branco: reconhecendo palavras visualmente, a criança passa a também conhecê-las no fluxo sonoro da fala.

O arquivo PDF com o jogo está disponível na nossa loja. Para adquirir clique no link no final deste post.

Sugestão de uso:

A música que utilizei para escrever na trilha do jogo foi: “O sapo não lava o pé.” Fiz dois tabuleiros. Em um deles escrevi as palavras da música na sequência correta e no outro tabuleiro as palavras estão fora de ordem. Observe as duas imagens deste post.

Então, o primeiro passo é escolher o tabuleiro mais adequado para as crianças que utilizarão o jogo.

Após, a criança joga o dado e o número que cair será correspondente à quantidade de casas que ela deverá ler e pular. Ganha o jogo a criança que chegar ao final da trilha primeiro.

É isso! Espero que o jogo promova aprendizagem e muitos sorrisos. =)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 1 tabuleiro com as palavras da música na sequência correta + 1 tabuleiro com as palavras da música fora de sequência + 1 dado + 2 marcadores para o jogo : Trilha da leitura. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Trilha da leitura

  1. Sol, tenho usado os seus jogos e as crianças amam. Agradeço imensamente a sua disponibilidade em compartilhar tantas ideias incríveis.

  2. Amei demais! Quero comprar a trilha da leitura. Obrigada.

  3. Oi Boa noite! Vou tentar usar para fazer um trabalho de biologia celular, gostei das idéias parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *