13th jun 2012

Em casa, na escola, no parque, em qualquer lugar BRINCAR é sempre a melhor maneira de estimular uma criança a aprender! Esta atividade pode ser utilizada em qualquer ambiente, inclusive os pais podem fazê-la com seus filhos. É ideal para crianças no início da alfabetização.

Materiais necessários:

  • Objetos;
  • fichas com os nomes dos objetos.

Procedimento:

  • Instigue as crianças a observarem nas fichas: letra inicial, letra final, qual palavra é maior, qual é menor…;
  • Depois peça para que uma criança saia do ambiente ou feche os olhos;
  • Troque as fichas de alguns objetos;
  • A criança deverá descobrir qual ou quais  objetos tiveram seus nomes trocados;
  • Uma ampliação desta brincadeira é, além de trocar fichas, tirar um objeto para a criança descobrir qual está faltando.

Atenção: Para crianças que ainda não leem convencionalmente coloque poucos objetos. Comece com três e aos poucos aumente o desafio acrescentando novos objetos.

Bjos e boa diversão!!!

Visite nossa loja e conheça esta apostila em PDF:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Um comentário em “Atenção!

  1. JOSENILDE LIMA DOS SANTOS on said:

    EU TENHO GOSTADO MUITO É MARAVILHOSO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *